12 de abril de 2012 · 10:11

COMPARTILHE


REDES

RSS

Transporte coletivo e os impasses da mobilidade urbana em Campos

Insuficiência de coletivos e lotação são desafios diários
Fotos: Carlos Grevi

Insuficiência de coletivos e lotação são desafios diários

Diante de uma denúncia, feita por moradores do Parque Presidente Vargas, à redação do Site Ururau, sobre a irregularidade do transporte coletivo nos bairros de Campos, a equipe de reportagem, percorreu alguns pontos da cidade para conferir de perto a realidade diária dos trabalhadores campistas.

Para os usuários chegar ao trabalho na hora certa têm sido um desafio, como é o caso da técnica de Enfermagem Cardila Fortunato Rodrigues, 32 anos, moradora do Bairro Fundão e insatisfeita com o transporte público urbano.

“Para ter noção de como é sofrida a minha trajetória até chegar ao local de trabalho, entro às 8h no serviço, mas para tentar chegar no horário, saio de casa às 06h30, no máximo, porque além da demora, os ônibus vêm super lotados e na maioria das vezes, passam direto pelo ponto. Esse problema aqui no bairro é antigo, já reclamamos com o órgão responsável, mas nada foi feito”, afirmou a trabalhadora que ainda desabafou:  “É muito complicado pegar ônibus aqui nesse horário”. 

Já a manicure, Nailda Gonçalves Vieira, 59 anos, reclamou da falta de respeito das empresas com a população. “Estou no ponto há quase uma hora e todos os ônibus que passaram não pararam. Isso é um absurdo! Fora a demora e o número elevado de passageiros. Acho que a solução seria colocar, mas coletivos nas ruas da cidade, até porque Campos está crescendo e não dá mais para as autoridades pensarem que somos uma cidade do interior,” diz Nailda. 

RESPOSTA PARA POPULAÇÃO
Segundo a Empresa Municipal de Transporte (EMUT), 336 ônibus circulam atualmente na cidade e são divididos por 14 empresas e uma média de 98 mil munícipes utilizam o transporte coletivo, diariamente.

Sobre a superlotação e demora dos coletivos, a Emut informou que vai tomar as devidas providências. No caso do Parque Presidente Vargas, da Linha Jockey/ Santa Rosa, da empresa São João, e dos ônibus de Cidade Luz e Travessão, os representantes de cada empresa serão chamados para uma reunião, e assim tentarem resolver com rapidez os problemas, relacionados à demanda de coletivos.

Já quanto ao número máximo de passageiros dentro dos coletivos, as empresas têm a obrigação em informar quantas pessoas podem viajar sentadas e de pé. A estimativa da Emut, é que entre 40 e 44 viajem sentados e no mínimo 30 passageiros de pé. Além disso, os motoristas têm a obrigação de obedecer a regra. Situação contrária ao que a equipe do Site Ururau flagrou nas ruas. 

A respeito da fiscalização, a Emut informou que todos os dias, fiscais são distribuídos em cada ponto do Terminal Urbano e na Rodoviária Dr. Roberto Silveira e caso encontrem alguma infração, a empresa é imediatamente notificada, tendo os ônibus apreendidos na hora, dependendo da gravidade da situação.

Além da fiscalização do órgão, a Empresa Municipal de Transporte conta com a participação da população em denunciar as empresas irregulares, anotando o número de ordem do ônibus, a linha e o nome da empresa, além do horário em que ocorreu a irregularidade. A denúncia pode ser feita através do número (22) 2733-5672.

Publicidade


Postado por:

Fonte: Ururau

Siga: twitter.com/siteururau

Fale conosco, clique aqui!

COMPARTILHE


Publicidade

Publicidade

  • Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
    Carlos Drummond
    de Andrade

  • Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
    Clarice Lispector

  • Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.
    Fernando Pessoa

  • Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.
    Mario Quintana

  • Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. A vida é maravilhosa se você não tem medo dela.
    Charles Chaplin

  • Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela...
    Paulo Coelho

Publicidade

Ururau

Ururau © Copyright 2008 - 2017
Criado em Novembro/2008 • Novo Site 01 de Janeiro/2013
Contato: (22)9988-24858 / (22)2722-2468
Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui!

Buscas

ByChucas.com