03 de agosto de 2012 · 12:22

COMPARTILHE


REDES

RSS

Aberto Encontro de Incubadoras Tecnológicas e Cooperativas

Evento é realizado desde 2005 e é preparação para plenária nacional em Brasília
Mauro de Souza

Evento é realizado desde 2005 e é preparação para plenária nacional em Brasília

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (02/08), no Centro de Convenções da UENF o VIII Encontro da Região Sudeste da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. O evento que é realizado desde 2005, tem como um de seus objetivos a preparação para a V Plenária Nacional de Economia Solidária, que será realizada de 09 a 13 de dezembro deste, em Brasília.

Na abertura do evento o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, elogiou o grande empenho da equipe da ITEP, coordenada pela servidora Nilza Franco Portela, e abriu a possibilidade de a Universidade voltar a receber um encontro desse porte com mais participação de seus alunos.

“Tenho orgulho de estar aqui hoje fazendo a abertura desse evento, que tem a participação de várias universidades da Região Sudeste. Temos 3,6 milhões de crianças em idade escolar que estão fora da escola e a Universidade deve estar comprometida com o desenvolvimento local e regional. Por isso nós da UENF estamos voltados para que a sociedade, principalmente as pessoas mais excluídas, sejam contempladas. Acreditamos na necessidade de aproximação do saber acadêmico com o saber científico. Estamos avançando nesse sentido. Conseguimos aprovar no Conselho Universitário a Escola de Extensão e a Agência de Inovação;  e fomos a primeira universidade estadual a adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para ser aprovado na universidade.” Disse.

 Após a abertura que também teve a participação do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Roberto Nagipe da Silva — o diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Valmor Schiochet, apresentou palestra na qual abordou a relação das incubadoras de cooperativas com os movimentos populares. Ele informou que o Ministério apóia 77 incubadoras universitárias via Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc).

O Encontro continua nesta sexta-feira, com visitas a empreendimentos populares de Economia Solidária, como o grupo de doce Sonho e Sabor, de Ururaí, e a Cooperativa de Costureiras e Artesãs de Rio Preto — projeto incubado pela ITEP/UENF, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep) da Prefeitura de Campos. 

Ainda nesta sexta-feira, às 11 horas, será realizada na Sala de Cinema do Centro de Convenções da UENF a exibição de dois documentários produzidos pelo Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e a Universidade Federal Fluminense (Uff), que abordam a questão da desapropriação de terras do distrito do Açu, em São João da Barra para a construção do Super Porto do Açu, do Grupo EBX.

Às 14 horas, oficinas diversas e às 16 horas, grupos de trabalho. No sábado, às 8h30, será feita a abertura do VIII Encontro da Rede de ITCPs do Sudeste e a Mesa disparadora para a V Plenária Nacional de Economia Solidária. O evento prossegue até às 17 horas, quando será feito o encerramento das atividades.

Publicidade


Postado por: Daniela Abreu

Fonte: Redação

Siga: twitter.com/siteururau

Fale conosco, clique aqui!

COMPARTILHE


Publicidade

Publicidade

  • Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
    Carlos Drummond
    de Andrade

  • Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
    Clarice Lispector

  • Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.
    Fernando Pessoa

  • Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.
    Mario Quintana

  • Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. A vida é maravilhosa se você não tem medo dela.
    Charles Chaplin

  • Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela...
    Paulo Coelho

Publicidade

Ururau

Ururau © Copyright 2008 - 2017
Criado em Novembro/2008 • Novo Site 01 de Janeiro/2013
Contato: (22)9988-24858 / (22)2722-2468
Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui!

Buscas

ByChucas.com