06 de dezembro de 2012 · 07:00

COMPARTILHE


REDES

RSS

III Festival de Economia Solidária de Campos, na Praça do Liceu

Os bancos comunitários criaram mais de 80 moedas alternativas ao real, identificadas como moedas sociais
Divulgação

Os bancos comunitários criaram mais de 80 moedas alternativas ao real, identificadas como moedas sociais

A Praça do Liceu será palco e cenário para o III Festival de Economia Solidária de Campos nos dias 14, 15 e 16/12, das 10h às 20h, onde circulará o Motirõ como moeda socioambiental com lastro em óleo de cozinha usado. O evento, organizado pelo Fórum de Economia Solidária de Campos, tem como um de seus parceiros a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF.

O III Festival de economia solidária é um evento rico em arte popular e de prática coletiva de uma nova economia com base na solidariedade e na valorização do trabalho autogestionário. Traz na sua programação exposições, apresentação de grupos de dança, artesanato regional, gastronomia afro-brasileira, música ao vivo, exposição de produtos da terra ligados a grupos da agricultura familiar, oficinas e palestras nos moldes dos grandes eventos de Economia Solidária que acontecem no país.

Também são parceiros do evento a Secretaria de Família e Assistência Social de Campos; Secretaria de Agricultura e Pesca de Campos; Fundação Municipal Zumbi do Palmares; Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca); Secretaria de Serviços Públicos; Campos Luz; Guarda Municipal; e Instituto Solar Brasil de Desenvolvimento Saúde e Pesquisa (Isobras).

MOEDA SOCIOAMBIENTAL
Os bancos comunitários criaram mais de 80 moedas alternativas ao real, identificadas como moedas sociais. Elas são reconhecidas pelo Banco Central como complementares ao real e usadas para estimular a economia local das comunidades. O Motirõ é uma ecomoeda social que circula nos eventos apoiados pela ITEP/UENF enquanto o movimento de economia solidária não constituir seu banco comunitário.

A moeda socioambiental neste III Festival tem o apoio da “Rede Nacional do Disque Óleo Vegetal Usado”, posto de coleta de Campos dos Goytacazes. Esta Rede tem trabalhado na coleta de óleo vegetal em estabelecimentos comerciais, instituições públicas, escolas, condomínios e residências com o objetivo de preservação ambiental e de geração de renda para catadores, cooperativas e microempresários. O objetivo é criar consciência ambiental pós-consumo e fortalecer o circuito comercial de grupos ligados à economia solidária. O Motirõ será trocado por óleo vegetal usado no preparo de alimentos e circulará como dinheiro na compra de produtos da economia solidária que participam do III Festival.

“A reciclagem do óleo usado evita a contaminação das águas dos rios e solo. Segundo pesquisas, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. O descarte correto ajuda a sustentabilidade do planeta e possibilita um destino útil. Ele é empregado como matéria-prima para produção de sabão, detergentes, ração animal e na produção de biodiesel. Quando o descarte ocorre na rede de coleta de esgotos, o óleo absorve outras substâncias provocando o entupimento e vazamento da rede coletora”, diz a coordenadora da ITEP, Nilza Franco Portela. 

Publicidade


Postado por: Laila Nunes

Fonte: Redação / Assessoria

Siga: twitter.com/siteururau

Fale conosco, clique aqui!

COMPARTILHE


Publicidade

Publicidade

  • Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
    Carlos Drummond
    de Andrade

  • Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
    Clarice Lispector

  • Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.
    Fernando Pessoa

  • Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.
    Mario Quintana

  • Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. A vida é maravilhosa se você não tem medo dela.
    Charles Chaplin

  • Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela...
    Paulo Coelho

Publicidade

Ururau

Ururau © Copyright 2008 - 2017
Criado em Novembro/2008 • Novo Site 01 de Janeiro/2013
Contato: (22)9988-24858 / (22)2722-2468
Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui!

Buscas

ByChucas.com