26 de março de 2015 · 17:46

COMPARTILHE


REDES

RSS

CIDADES E REGIÃO - benefício ao agricultor

Rio Rural: assentamento em Ururaí recebe kits de fossas sépticas

Além de Campos, a microbacia Fazenda Tipity, em SFI, também recebeu o benefício
Robson Oliveira - Ascom

Além de Campos, a microbacia Fazenda Tipity, em SFI, também recebeu o benefício

Mais 252 famílias de pequenos agricultores na Região Norte Fluminense foram beneficiadas com saneamento rural, implantado pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, num investimento de R$ 415 mil.

Na manhã desta quinta-feira (26/03), o secretário da pasta, Christino Áureo, esteve no assentamento Antônio de Farias, na microbacia Rio Ururaí, em Campos, onde foram instalados kits de fossas sépticas para 59 famílias.

A tecnologia, desenvolvida pela Embrapa, permite a destinação adequada dos dejetos, evitando a poluição da água e aumentando a qualidade de vida no campo.

Gabriel de Oliveira, um dos beneficiados em Campos, que vive da produção de leite e cultivo de aipim, banana e hortaliças, destacou a importância do Rio Rural na conscientização da comunidade do assentamento para a necessidade de preservar o ambiente.

"Este é um sentimento que está sendo aguçado em cada um de nós que vivemos aqui. Com as fossas será possível aproveitar os resíduos na adubação da capineira e do bananal. É o ponta pé inicial para melhorarmos a produção e a questão sanitária", afirmou ele, que é beneficiário do programa desde 2008, com incentivo para recuperação de mata ciliar.

Durante a visita, Christino Áureo lembrou que a secretaria de Agricultura tem participado do desenvolvimento do assentamento desde sua regularização fundiária, passando pela construção das casas, eletrificação rural, recuperação das estradas vicinais e, agora, com o saneamento rural.

"Fico feliz em ver que nosso trabalho vem resolvendo grande parte das demandas dos produtores", enfatizou o secretário, ao adiantar que até o final de 2016 o Rio de Janeiro será o estado brasileiro com maior programa de saneamento rural implantado, beneficiando 18 mil famílias.

Em seguida, Christino Áureo esteve na microbacia Fazenda Tipity, no município de São Francisco de Itabapoana, onde também foram entregues fossas sépticas para 193 famílias de agricultores.

O saneamento é uma das ações do Rio Rural para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, o programa já investiu R$ 8,5 milhões na implantação de cinco mil unidades de fossas sépticas biodigestoras, que estão sendo instaladas em microbacias de 24 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana.

Também estiveram presentes durante as visitas o deputado estadual João Peixoto, presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, o secretário executivo do Rio Rural, Nélson Teixeira, a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos e o vereador Álvaro César.

Publicidade


Postado por: Kelly Maria

Fonte: Redação/Ascom

Siga: twitter.com/siteururau

Fale conosco, clique aqui!

COMPARTILHE


Publicidade

Publicidade

  • Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
    Carlos Drummond
    de Andrade

  • Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
    Clarice Lispector

  • Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.
    Fernando Pessoa

  • Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.
    Mario Quintana

  • Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. A vida é maravilhosa se você não tem medo dela.
    Charles Chaplin

  • Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela...
    Paulo Coelho

Publicidade

Ururau

Ururau © Copyright 2008 - 2017
Criado em Novembro/2008 • Novo Site 01 de Janeiro/2013
Contato: (22)9988-24858 / (22)2722-2468
Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui!

Buscas

ByChucas.com