12 de dezembro de 2011 · 12:11

COMPARTILHE


REDES

RSS

Vigilância de Quissamã orienta sobre alimentos de fim de ano

Consumidores devem estar atentos à validade e armazenamento
Divulgação

Consumidores devem estar atentos à validade e armazenamento

Com a chegada do final de ano, a culinária tradicional natalina e de réveillon domina a cena. Contudo, é preciso bastante atenção na hora de comprar alguns tipos de alimentos.

A Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA) de Quissamã alerta os consumidores para os fatores a serem considerados na hora da compra, como prazos de validade e locais de armazenamento nos supermercados e açougues.

O peru de Natal e as demais aves natalinas são pratos cobiçados neste período. Para essa carne, os técnicos da VISA revelam que é preciso estar atento à integridade das embalagens e algumas instruções que devem estar contidas nelas, tais como valor nutricional, peso, endereço da empresa, data de fabricação e validade.

Os produtos de origem animal devem conter o selo do Serviço de Inspeção Federal ou Estadual (SIF e SIE). As carnes frescas, como suínas, mesmo que não embaladas, devem possuir o carimbo de inspeção.

O médico veterinário da VISA, com mestrado em inspeção de higiene de produtos de origem animal, Júlio César Figueiredo, alerta para a verificação da higiene dos locais de exposição dos alimentos nos estabelecimentos.

“Os alimentos que informam a comercialização no estado congelado precisam estar realmente congelados. Caso esteja resfriado e mole indica o armazenamento incorreto do produto (seja ele carne ou não), o que pode vir a causar danos de qualidade no mesmo”, ressalta Júlio, informando ainda que as latas de industrializados nunca devem ser adquiridas amassadas ou com vazamento.

Já o bacalhau deve estar com odor característico, seco, salgado, sem manchas e firme ao toque. Os pescados em geral merecem a mesma atenção e não devem ser comercializados enrolados em jornais ou revistas.

Outros cuidados também com as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas e avelãs) e cristalizadas: estas frutas são alimentos industrializados e as informações da embalagem devem ser observadas. Para as que possuem originalmente cascas, Júlio revela que o melhor é adquiri-las desta forma. Nas nozes, por exemplo, a casca é mais uma proteção contra a contaminação destas especiarias que dão um toque especial a culinária natalina. No que diz respeito, as frutas frescas (como pêssegos, ameixas, figo, etc), as donas de casa devem primar pela aparência e pelas marcas de fermentação.

Os panetones, degustados pela maioria como sobremesa, seguem quase a mesma regra das embalagens. As pessoas que possuem alergia a glúten precisam verificar as informações nutricionais, onde está indicada a presença dessa proteína. E a lentilha, um dos pratos mais preparados na festa de réveillon, segue os mesmos cuidados de quando compramos feijão.

As bebidas como vinho, espumante ou sidra são as preferidas por muitas famílias nas festas de final de ano e deve-se observar informações como validade e condições da embalagem. O cuidado maior que as pessoas devem ter é o de consumir gelo produzido com água potável e nunca consumir o gelo que sido colocado em contato com garrafas e outros alimentos para refrigeração.

Comunicado da Justiça Eleitoral

Publicidade


Postado por:

Fonte: Redação

Siga: twitter.com/siteururau

Fale conosco, clique aqui!

COMPARTILHE


Publicidade

Publicidade

  • Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
    Carlos Drummond
    de Andrade

  • Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
    Clarice Lispector

  • Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.
    Fernando Pessoa

  • Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.
    Mario Quintana

  • Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. A vida é maravilhosa se você não tem medo dela.
    Charles Chaplin

  • Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela...
    Paulo Coelho

Publicidade

Ururau

Ururau © Copyright 2008 - 2014
Criado em Novembro/2008 • Novo Site 01 de Janeiro/2013
Contato: (22)9988-24858 / (22)2722-2468
Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui!

Buscas

ByChucas.com