19 de agosto de 2014 · 20:25

COMPARTILHE


REDES

RSS

CIDADES E REGIÃO - sessão na Câmara

Homicídios e tentativas foram os crimes que mais cresceram em Campos

Dados do 8º BPM foram apresentados durante sessão na Câmara Municipal
Ururau

Dados do 8º BPM foram apresentados durante sessão na Câmara Municipal

Em razão dos assustadores índices de aumento da violência em Campos e região, a questão da segurança pública foi o assunto predominante na primeira sessão desta terça-feira (19/08) na Câmara Municipal, que contou com a presença do novo comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Ramiro de Oliveira Campos, para um debate sobre o problema.

Na ocasião, o comandante pediu apoio aos legisladores para atuar na diminuição dos índices de criminalidade no município. Ramiro Campos prometeu empenho para revertê-lo, dando como exemplo o trabalho que relatou ter feito em Macaé, onde esteve recentemente lotado.

De acordo com Ramiro, no Norte Fluminense, entre os delitos que registraram maior aumento absoluto no período de abril, maio e junho de 2014 quando comparados ao mesmo período do ano anterior, estão: ameaça (com mais 113 vítimas ou 21,1%), roubo de veículo (com mais 89 casos ou 90,8%) e tentativa de homicídio (com mais 38 vítimas).

Em abril, maio e junho de 2014 o total de roubos aumentou em 13,2% ou mais 86 delitos se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Entre janeiro e junho 2014, os homicídios dolosos tiveram aumento de 79 para 113 casos, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto de Segurança Pública, órgão do governo estadual. O comandante lamentou ainda o crime que vitimou uma menina de 9 anos, que já se encontra fora de perigo

“Essa cooperação entre a Câmara e a Polícia é fundamental. Até porque o vereador é político que tem contato direto com os problemas das comunidades. Mas, o problema da segurança pública começa em casa, com a educação dos filhos, depois vem o estado com todas as suas esferas e políticas públicas. A violência se resume na disputa territorial pelo tráfico de drogas. A droga hoje é uma epidemia e se não for tratada vai virar uma pandemia. Não vou permitir que facções assumam o controle de áreas nesta cidade, a exemplo do que ocorreu em Macaé, e conseguimos debelar”, alertou o coronel Ramiro.

De acordo com o presidente da Câmara, Edson Batista, a segurança pública é uma questão que merece ser discutida profundamente. "Há um aumento significativo nos homicídios em comparação ao primeiro semestre de 2013, segundo dados do próprio Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão do governo estadual. Mas, a segurança é um assunto muito importante pra ficar nas costas da polícia militar", disse o vereador.

Ele acrescentou ainda sobre a necessidade de o governo estadual aumentar o efetivo policial no município que tem sofrido consequências com a transferência de policiais para a capital.

“É fundamental também o combate o tráfico de drogas que faz como vítimas jovens que não estudam, não trabalham ou não procuram emprego. Criar políticas públicas e oportunidades para esses jovens é igualmente preciso. O assunto é muito sério para ser tratado apenas pela polícia, envolve ações operacionais, mas também preventivas”, avaliou Edson.

OPERAÇÃO
No início da tarde desta segunda-feira (18/08), cerca de 80 policiais militares ocuparam as ruas do Parque Santa Helena, no subdistrito de Guarus, em Campos. A operação foi deflagrada, por volta das 14h, e teve como principal objetivo a retirada de barricadas, bloqueios feitos com lixos e entulhos, por traficantes, para impedir a passagem da PM, e também uma resposta da polícia em virtude ao ocorrido com a pequena K.P.S., de 9 anos.

Comunicado da Justiça Eleitoral

Publicidade


Postado por: Kelly Maria

Fonte: Redação/Ascom

Siga: twitter.com/siteururau

Fale conosco, clique aqui!

COMPARTILHE


Publicidade

Publicidade

  • Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
    Carlos Drummond
    de Andrade

  • Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
    Clarice Lispector

  • Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.
    Fernando Pessoa

  • Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.
    Mario Quintana

  • Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. A vida é maravilhosa se você não tem medo dela.
    Charles Chaplin

  • Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela...
    Paulo Coelho

Publicidade

Ururau

Ururau © Copyright 2008 - 2014
Criado em Novembro/2008 • Novo Site 01 de Janeiro/2013
Contato: (22)9988-24858 / (22)2722-2468
Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui!

Buscas

ByChucas.com