
18 de julho de 2011 · 18:39
A psoríase é uma doença infecciosa da pele. Crônica, benigna, não é contagiosa, tem origem genética e tende a piorar nos meses de inverno, quando a pele fica mais ressecada.
A doença tem como agravante piorar de acordo com o acometimento de fatores desencadeantes como exposição demasiada ao sol ou ao frio, umidade da pele e até estresse.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia "a psoríase afeta cerca de 2 % da população mundial, sendo comum em homens e mulheres em igual proporção, ocorrendo geralmente antes do 30 e após os 50 anos de idade".
Os sintomas são lesões típicas com placas avermelhadas, escamas secas e aderentes prateadas ou acinzentadas nos locais mais comuns como couro cabeludo, joelhos, cotovelos palmas das mãos, planta dos pés ,nas dobras embaixo das mamas.Mas a psoríase também pode acometer as unhas tanto nas mãos como nos pés, sendo que estas vão adquirir uma coloração amarelada cor de óleo.
" A psoríase apesar de ser uma doença que esteticamente é feia, não é contagiosa, e a paciente pode evitar que ela se apresente quando aprende a lidar com a doença e a evitar os fatores desencadeantes", explica a Dermatologista Aline Filgueira.
O diagnóstico é feito por exame clínico ou quando necessário por biópsia.
O tratamento é de orientação ao paciente para que evite sol em excesso, frio demasiado, que procure manter a pele bem hidratada. E também medicamentoso, com acompanhamento médico.
É indispensável saber que não se transmite a Psoríase.
Estar de bem consigo mesmo, ter uma boa educação alimentar, se hidratar adequadamente e seguir as orientações do médico assistente certamente vão fazer com que o paciente se sinta bem e a doença o acometa com cada vez mais intensidade, já que não tem cura.
OBS: Caso queira abordar algum tema específico faça contato, sua sugestão é sempre bem vinda.
Márcia Barcelos.
Enfermeira Especialista em Saúde Pública. Coren RJ 111128.
Jornalista CRT/RJ 31156.
Apresentadora do Programa Falando em Saúde ( TV Litoral canal 20 viacabo tv).
Escritora do Recanto das Letras.
Matéria publicada em 26/11/2010, repetida a pedido da leitora Michele Pessanha
marciatbarcelos@gmail.com

Ururau • © Copyright Novembro/2008 • Todos os direitos reservados
Contato: (22)9897-3770 / (22)9882-4880 • Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui
VO