Domingo, 19 de maio de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

A primeira imagem de um buraco negro

28/04/2019 às 14h38

Divulgação
A primeira imagem de um buraco negro
Nesses dias tivemos a primeira imagem de um buraco negro na história da humanidade, mas afinal o que é um buraco negro e por que tal evento é significativo?

Um buraco negro era uma hipótese muito admirável e assustadora, surgiu das equações de Einstein, mas o próprio duvidava de sua existência, a ideia a princípio é simples, uma região muito massiva, tão massiva que nada nem mesmo a luz pudesse escapar do mesmo, para isso precisaríamos ter, por exemplo, toda a massa da Terra concentrada em um grão de arroz, entretanto algo bizarro acontece a partir deste momento.

A gravidade, força que nos mantem preso ao chão, é uma força de atração que age em tudo que tem massa, os átomos de nossos corpos querem se unir em um único ponto, mas existe uma repulsão elétrica devido aos elétrons que impedetal ocorrência, em nosso sol a matéria acumulada é tal grande que a repulsão elétrica é vencida pela atração gravitacional, violentas reações termonucleares começam a ocorrer, isto é o que mantem nosso sol,  existem ainda outras forças que surgirão caso as termonucleares sejam vencidas entretanto em um buraco negro não há nada que pudesse vencer a grande pressão gravitacional, isto quer dizer que um buraco negro é simplesmente um ponto de zero volume e massa altíssima, veja bem, não estou falando de um pequeníssimo ponto como do tamanho  de um átomo, estou falando de um ponto no espaço de tamanho zero mas com massas superiores ao nosso sol.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Este efeito traz algo mais admirável do que pode estar pensando até agora, nas ideias de Einstein nosso universo é metaforicamente comparado a um tecido, por isso mesmo é chamado tecido espaço tempo, imagine por exemplo uma cama elástica, coloque no meio dela uma bola de boliche, a mesma deformara a região em seu entorno, se jogar uma baleba próxima da bola, a baleba irá fazer um movimento bem semelhante ao de um planeta em torno de uma estrela, essa era uma analogia comum para tentar explicar como corpos de grande massa afetam o espaço, nesta analogia um buraco negro seria não a deformação de uma bola de boliche mas um buraco, a baleba se passasse próxima cairia no buraco, mas espera, o buraco negro seria um rasgo não numa cama elástica mas no próprio universo, oque há depois desse rasgo? Outro universo? Um outro espaço onde nosso universo está contido? São perguntas sem respostas, tão incríveis que buracos negros eram vistos apenas como algo teórico por muitos físicos.

Apesar do ceticismo inicial e compreensível dos cientistas evidencias de buracos negros se tornaram aparentes, as estrelas das galáxias, inclusive a nossa, orbitam um ponto escuro, parecem estar ligadas gravitacionalmente ao mesmo, todavia nada pode ser visto no mesmo, uma região onde nem a luz escapa, seria um buraco negro? Como analisar?

Apesar de nem mesmo a luz escapar do buraco negro, tal efeito só ocorre a partir de certo limite de distância do mesmo, esse limite é chamado horizonte de eventos, “abaixo” de tal horizonte só se vê escuridão, “acima” pode-se ver muita energia emitida da matéria que ousou se aproximar e foi destruída, região chamada de disco de acressão. Entretanto tais corpos estão muito distantes e rodeados por muitas estrelas que também emitem energia, para conseguir observar o disco de acressão com alguma nitidez precisaríamos de um radiotelescópio de tamanho próximo ao planeta Terra, entretanto uma ideia simples resolveu tal questão, ao invés de um radiotelescópio gigantesco foram utilizados oito espalhados ao redor do mundo, os mesmos trabalharam durante 5 dias consecutivos observando o centro da galáxia M82, seus dados sobrepostos atuaram como se fosse um radiotelescópio planetário e pudemos obter a primeira observação direta de um buraco negro, um momento sem dúvida histórico, começamos a estudar diretamente estas aberrações da física e ao menos num primeiro momento, são exatamente o que esperávamos que fossem, me pergunta sobre as ideias de conectarem nosso universo a outro lugar, uma ideia assustadora e maravilhosa.

por Anthony Matheus

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso