Terça-feira, 25 de junho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

Luz...

09/06/2019 às 20h08

Luz...
 “...Não haverá, enfim,

Para as coisas que são,

Não a morte, mas sim

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Uma outra espécie de fim,

Ou uma grande razão –

Qualquer coisa assim

Como um perdão?...”

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Fernando Pessoa

 

Olá!!! Durante muito tempo a humanidade considerou a propagação da luz como sendo instantânea. No passado há alguns registros de opiniões distintas. Aristóteles, apesar de considerar a propagação instantânea, em “De Sensu”, relata que Empédocles (492 A.C. – 432 A.C.) dizia que a luz do Sol deveria levar um tempo finito para chegar à Terra.  Galileu Galilei (1564 – 1642) em seu livro “Discorsi e dimonstrazionimatematicheintorno a duenuovescienze” apresenta uma breve discussão sobre a propagação da luz. Um dos personagens do livro, Simplício, que defende as idéias de Aristóteles, afirma que “experiências em nosso dia-a-dia mostram que a propagação da luz é instantânea”. Como exemplo cita que se estivermos bem distantes, a luz emitida por um tiro chega aos nossos olhos antes do ruído do disparo. Um outro personagem mostra que desse fato não é possível afirmar que a propagação da luz é instantânea. Pode-se somente deduzir que a luz se propaga mais rápido do que o som. Galileu realizou uma experiência para determinar a velocidade de propagação da luz. Duas pessoas com lamparinas cobertas se colocam em posições bem distantes. Uma delas descobre a lamparina. Quando a outra pessoa percebe a luz vinda dessa lamparina, imediatamente descobre a sua. Na experiência realizada por Galileu não foi possível perceber, com os instrumentos disponíveis na época, algum atraso.

Em 1676 o astrônomo Dinamarquês OleRömer estimou pela primeira vez a velocidade de propagação da luz. Baseou-se na observação do movimento de Io (uma das suas 63 luas conhecidas) em torno do planeta Júpiter. Obteve um valor bem menor do que o considerado hoje em dia. O físico francês Armand Fizeau em 1849 determinou com boa precisão esse valor, a partir de uma experiência realizada em laboratório e baseada na proposta de Galileu. Hoje em dia consideramos o valor de aproximadamente 300.000km/s. Em um segundo a luz percorre 300.000km!!!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A distância média entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 384.000km. Assim sempre que a vemos brilhante no céu, estamos vendo como ela era um pouco mais de um segundo antes. A luz do Sol leva em média aproximadamente 8 minutos para chegar a Terra. A estrela mais próxima do sistema solar é a Proxima Centauri cuja luz leva 4,22 anos para chegar a Terra. Dizemos que ela está a 4,22 anos-luz da Terra. A unidade ano-luz se refere ao tempo que a luz leva para percorrer uma determinada distância. A galáxia de Andrômeda, por exemplo, está localizada a aproximadamente 2,9 milhões de anos-luz!!! Observamos agora como ela era há 2,9 milhões de anos!!! Há astros localizados a bilhões de anos-luz de nós...

Quando observamos o céu estrelado estamos fazendo uma viagem ao passado. O Universo que vemos é uma tela de cinema coberta por imagens antigas. Como imaginar a sua configuração hoje em dia. Quais desses astros ainda existem?

Céu limpo para todos.

por Marcelo de Oliveira Souza


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso