Quarta-feira, 18 de julho de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

Navegando pelo espaço sem fim...

19/03/2018 às 17h19 E ATUALIZADO: 19/03/2018 às 20h22

Reprodução
Céu limpo para todos.

Olá!!! Novos exploradores sairão, em futuro muito próximo, da superfície da Terra para uma viagem ao planeta Marte... Novas e modernas naves permitirão viagens tripuladas para destinos distintos do sistema solar... Os Ícaros modernos seguirão em jornadas de exploração para mundos desconhecidos em busca de encontrar novas moradas para as gentes e companhias para as gentes nessa viagem pelo tempo e espaço sem fim. 

Podemos fazer um paralelo entre os viajantes espaciais e os navegadores do passado. O militar e matemático português Francisco de Borja Garção Stockler (1759 – 1829) no livro “Ensaio histórico sobre a origem e progressos das matemáticas em Portugal” publicado em 1819 apresenta informações sobre a criação da Universidade de Lisboa pelo rei D. Dinis. 

Stockler relata que “a atenção deste grande Rei, não sendo como a de seus predecessores distraída pelos cuidados da guerra, se fixou sobre a administração interna dos seus domínios. Ele começou a proteger as artes e as ciências, e, ajudado generosamente dos prelados do reino, os quais com zelo nunca assaz louvado ofereceram as rendas de algumas de suas igrejas, para se converterem em ordenados de mestres, que pública e regularmente ensinassem as ciências aos Portugueses, estabeleceu em o ano de 1290 a Universidade de Lisboa, que dezoito anos depois transferiu para Coimbra”. Como tudo, em períodos conturbados, a ciência não encontra um ambiente propício para a sua evolução. 

Somente em 1518 é que foi criada a cadeira de Astronomia na Universidade de Lisboa. Naquela época os conceitos de Astronomia que eram estudados visavam quase que exclusivamente aplicações voltadas para a navegação. Era necessário saber como se orientar pelos astros para poder realizar uma viagem pelos mares.  

Hoje há equipamentos que realizam o acompanhamento da orientação e da rota a ser seguida com precisão e de modo automático. Os novos navegadores e os viajantes do espaço contam com esses sofisticados recursos, porém ainda necessitam possuir conhecimentos de Astronomia. Podem ocorrer falhas nos instrumentos... Os navegadores do futuro abrirão novas rotas... Novos mundos para as gentes... 

Céu limpo para todos.

Por Marcelo de Oliveira Souza

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso