Domingo, 16 de junho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

Razão áurea... Proporção divina???

18/03/2019 às 09h37

Reprodução
Razão áurea... Proporção divina???
“Para ver um mundo em um grão de areia,

E um céu em uma flor selvagem,

Pegue o infinito na palma de sua mão,

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

E a eternidade em uma hora.”

William Blake

Olá!!! Números... Arranjos... Combinações... Seqüências... Operações... Regras preciosas... Ciência nobre... A Matemática... Regulando o mundo... Todas as interações do Universo... Escritas em linguagem cifrada... Composta por números???  A humanidade buscando decifrar o secreto código celeste... Nesta busca... Encontra relações mágicas... A razão entre o diâmetro e comprimento da circunferência... Um número sem fim... Pi... 3,141592653589793... O círculo... Uma figura geométrica com grandes poderes... A esfera... Um sólido perfeito... Para os místicos um símbolo poderoso... Para as gentes uma agradável imagem... Desde a antiguidade... Fonte de admiração... Um outro número deesperta paixões... A razão áurea... A proporção divina... A regra de ouro... Várias denominações... Todas revelando louvor... Presente em nosso cotidiano... Na natureza... Em construções... Em sonhos... Em rituais... Teorias conspiratórias... Associada a grandes mistérios... Um número mágico e que a cada momento nos surpreendee... Fi... 1,6180339887... Número sem borda...  Infinito... Irracional... Carregando segredos??? Imaginação fértil??? Como saber???

O primeiro relato da descoberta de Fi credita-se a Euclides de Alexandria por volta de 300 A.C. . Fazendo uma divisão em uma linha, Euclides definiu uma proporção que chamou de razão extrema e média. Essa razão ocorre quando a razão entre o comprimento de toda a linha reta e o maior segmento é equivalente a razão entre o maior segmento e o menor. Na figura 1 o maior segmento da linha reta é representado pela letra “a” e o menor segmento é representado pela letra “b”. A soma “a+b” representa o comprimento total da linha reta.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Assim, a razão áurea é definida como:

(a + b) / a = a / b = φ

Essa razão fornece o número irracional 1,6180339887... Esse número é representado pela letra grega Fi e não possui fim. O físico e matemático Mário Lívio em seu maravilhoso e apaixonante livro, “Razão áurea, a história de fi”, afirma que: “Quem poderia imaginar que essa divisão de linha aparentemente tão inocente, que Euclides definiu com objetos puramente geométricos, poderia ter conseqüências em temas que vão do arranjo de folhas em botânica à estrutura de galáxias que contêm bilhões de estrelas, ou da matemática e das artes?” É realmente surpreendente. Há vários mitos associados com a razão áurea. Em muitos, como é o caso das composições de Mozart, foi comprovado que não há uma relação direta com a razão áurea. Há, porém, alguns mitos que são verdadeiros, como é o caso de alguns trabalhos do arquiteto Le Corbusier, de algumas obras de Leonardo da Vinci, e muitos outros exemplos. A espiral logarítmica, Spira Mirabilis (espiral maravilhosa), foi analisada por Jacques Bernoulli. Essa curva possui a propriedade de não alterar o seu formato à medida que aumentamos o seu tamanho. O lema associado a ela é: “Eadem mutato resurgo” (Embora mudado, ressurjo o mesmo.). A espiral logarítmica está relacionada com a razão áurea. A forma dessa curva está presente nos girassóis, nas conchas do mar, nos redemoinhos, nas galáxias espirais... Quando olhamos para uma flor, ou observamos as belezas do firmamento, encontramos a razão áurea sempre presente... 

Pano Rápido

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Nos dias 11, 12 e 13 de abril será realizado em Campos dos Goytacazes o 12º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. Um dos maiores eventos mundiais de Ensino e Popularização da Astronomia e da Astronáutica!!! As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser realizadas no endereço:

http://12imaa.eventbrite.com

Tod@s serão bem-vind@s

Céu limpo para todos.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

 

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso