Terça-feira, 19 de junho de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

Leite Vegetal

19/06/2018 às 08h43

Reprodução
Leite Vegetal

Os leites vegetais têm sido as bebidas mais usadas nesses últimos anos por pessoas que buscam melhorias em sua saúde ou por cura de diversas patologias que não permitem o uso do leite de origem animal. São bebidas muito nutritivas, ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. Não possuem colesterol, lactose ou glúten.

Você pode encontrar diversos tipos de leites vegetais nos supermercados, mas a vantagem de fazer em casa é que fica muito mais barato, além de ficar livre de alguns aditivos químicos e outros produtos artificiais. Quando se fala em leite vegetal, provavelmente você pensa em soja. Não é mesmo?! Mas é possível fazê-lo a partir de cereais, como o arroz, quinoa e a aveia. Também de oleaginosas como a castanha do Brasil, castanha de caju, amêndoa, macadâmia, amendoim, coco, semente de girassol, dentre as alternativas. Os leites vegetais podem ser utilizados em diversas receitas, como pães, biscoitos, bolos, tortas, molhos, sobremesas, mingaus, cereais, vitaminas, sem problema algum. E fica uma delícia!

 Esses leites podem ser consumidos puros ou aromatizados.  Aromatizar é dar sabor: você pode adoçar com mel, melado, açúcar mascavo, açúcar demerara, frutas frescas, frutas secas, essência de baunilha, canela, cravo; enfim, inúmeras opções. Para pratos salgados, use o leite puro.

Sobre a textura: o leite pode ter a densidade que você quiser - ralo ou encorpado. Para a versão bem fluida, acrescente mais água. Para um leite bem encorpado, não precisa usar toda a água, você pode acrescentá-la aos poucos até obter a textura desejada.  Então vamos a uma receita de leite vegetal

Receita de leite de coco

MODO DE PREPARO:

1) Corte a polpa do coco em pedaços (use com a casquinha/ pelicula marrom. Isso não irá alterar o sabor e a cor do leite).

 2) Lave a polpa.

 3) Bata o coco no liquidificador com a água quente.

 4) Coe em uma peneira, tecido de voal .

5) Coloque em um recipiente de vidro e guarde imediatamente no refrigerador.

6) Reserve o resíduo para fazer bolos, cookies, granolas, canjicas, doces, etc. Ele dura até 3 dias na geladeira. Pode ser congelado, por 3 meses, para uso posterior.

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso