Domingo, 22 de abril de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

Como comprar peixe

27/03/2018 às 09h14 E ATUALIZADO: 27/03/2018 às 12h17

Reprodução
O peixe fresco e aquele que é tido como peixe resfriado, ou seja, que atende a população após o pescado sob imersão em gelo e/ou substancias químicas como o método de sulfito

Há uma polemica muito grande nessa época do ano, de qual forma devo comprar os peixes. Os peixes deveram ser frescos ou congelados?
Mas será mesmo que existe diferença entre peixe fresco e peixe congelado? O peixe fresco e aquele que é tido como peixe resfriado, ou seja, que atende a população após o pescado sob imersão em gelo e/ou substancias químicas como o método de sulfito. 

Esses métodos são realizados logo após morte do peixe devido sua proteína ser de características de fácil deterioração e os longos dias que os pescadores passam com os barcos em alto mar.  O que não sabemos e a procedência desse tipo de gelo que é usado para resfriar esses pescados, até que eles cheguem aos mercados e feiras.  

Surgem às famosas dicas de como observarmos o peixe na hora da compra. O peixe fresco, que de fresco não tem mais nada deve apresentar, escamas com aderências, guelras avermelhadas, olhos brilhantes e se for de couro que esteja com a pele brilhante. Lembrando que peixe fresco e aquele que logo após pescado irá para panela imediatamente.

Já os peixes congelados são os peixes que as grandes empresas recebem diretamente das mãos dos pescadores e os levam para ser porcionados em embalagens utilizando técnicas de higienização e congelamento que duram 8 á 10 minutos, favorecendo as características da carne desse pescado intacta.

Obedecendo as dicas para comprar os peixes congelados é a observação dos rótulos dessas embalagens, que deverá conter a espécie do peixe e não só tipo de corte como, (filé de peixe) o prazo de validade, se esse peixe e importado, da onde vêm. Existem muitos peixes comercializados de forma clandestina de rios contaminadíssimos contendo nos pescados altas cargas de antibióticos.

O ideal e realizar as compras de pescado acompanhando a sazonalidade de cada pescado, para que possamos estar consumindo peixes que estão em plena safra com menos tempos técnicas invasivas e congelamento, apesar do congelamento ser hoje uma forma mais confiável de consumir peixes, por manter suas estruturas totalmente preservadas.

O importante e consumir peixes, visto que a OMS ( Organizações Mundial Saúde) recomenda que o consumo deverá ser de 12,5kg de peixe por pessoas dentro de 14 principais refeições. Porém o que temos hoje e uma estatística muito variável de região para região mantendo em média o consumo de 10 kg por pessoa.

 Entretanto devemos comer peixe por diversas questões, proteína de alto valor biológico, fácil digestão, baixo custo, fonte de ômega 3 umas das melhores fontes de gorduras para mantermos boa saúde.  

 

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso