Segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

Conscientização das doenças inflamatórias intestinais

15/05/2018 às 08h57

Reprodução
O diagnóstico destas enfermidades é baseado no conjunto de sinais e sintomas referidos pelos pacientes
A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é representada por duas afecções: Doença de Crohn e Colite Ulcerativa. Ambas são doenças crônicas recidivante que geram inflamação no intestino. Na Doença de Crohn a inflamação pode ocorrer em qualquer segmento do trato gastrointestinal, mas é mais comum no final do intestino delgado (íleo terminal) e cólon direito. A Colite Ulcerativa acomete o cólon e reto.

O diagnóstico destas enfermidades é baseado no conjunto de sinais e sintomas referidos pelos pacientes, exames laboratoriais, de imagem e endoscópicos com biopsias. Sintomas relacionados a inflamação do trato gastrointestinal e que podem ter relação com a DII são: Diarreia , sangramento retal,  dor abdominal ,urgência evacuatória , febre , perda do apetite , fadiga, perda de peso.

Inicialmente seu médico irá ouvir sua história, questionar sobre sua saúde, alimentação, hábitos, antecedentes familiares. Você será examinado da cabeça aos pés, incluindo a avaliação da região anal/ perineal com realização do toque retal. Os próximos passos do diagnóstico incluem a realização de exames laboratoriais sanguíneos e fecais, tais como hemograma para detectar anemia, eletrólitos, testes hepáticos, renais, marcadores sorológicos que ajudam a diferenciar Doença de Crohn e Colite Ulcerativa.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A avaliação nutricional é uma das ferramentas mais importante para tratamento. Essa deverá ser feita mensalmente com objetivo de evitar a má nutrição que caracteriza pela baixa ingestão energética, pela inflamação e perdas de nutrientes.

A avaliação nutricional envolve a historia alimentar, exame físico e laboratoriais, a fim de identificar perdas de peso, desnutrição proteica e á má absorção de carboidratos que  gera fermentação  no cólon por  bactérias intestinais  gerando gases e ácidos.

Também podemos observar a má absorção de sais biliares resultando  a presença de gordura nas fezes , o que acarreta deficiências de vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E, K. Muitas dessas deficiências nutricionais são mais acentuadas pela presença da terapia  medicamentosa que induz a remissão da doença  gerando uma  diminuição da absorção de nutrientes .

E necessário identificar as deficiências nutricionais o mais cedo possível e traçar um plano alimentar de acordo com o estado nutricional, o tipo da doença e sua gravidade com objetivo de melhorar a qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso