Sexta-feira, 20 de julho de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

Nutrição no esporte

03/07/2018 às 09h24

Reprodução
Nutrição no esporte

Os exercícios intensos têm sido as alternativas mais procuradas nos dias atuais, com objetivo de  emagrecimento ou mudanças no estilo de vida e melhorar a saúde corporal.

 Porém essa prática tem oferecido muito desequilíbrio nutricional quando esta associada ao consumo  de repositores hidroeletrolítico e isotônicos ( bebidas com alta carga de glicêmica), alto consumo de ômega 6 em desequilíbrio com o ômega 3 ( uso de óleos vegetais), deficiência de vitamina D, baixa ingestão de compostos bioativos e antioxidantes presentes nas frutas e verduras ( normalmente evitada pela população em geral). Isso tudo tem gerado uma carência nutricional, que tem sido os pilares para ativação de genes pró-inflamatório no organismo, levando ao aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes tipo 2, câncer, dislipidemia, obesidade, doenças neurodegenerativa.

  Os nutrientes e os compostos bioativos são sinalizadores dietéticos dos quais as células identificam e os usam para modular as expressões gênicas, evitando o aparecimento das doenças. Entretanto, estudos comprovam que as dietas pró-inflamatórias interferem no processo de emagrecimento, a queima da gordura, altera o perfil de fibras musculares e impede a eficiência energética do esporte praticado.

Estudos comprovam que uma dieta é capaz de modular um estado inflamatório do organismo, sendo interessante que todas as pessoas que praticam um esporte façam o consumo de lignanas presentes nas sementes de linhaça , B-glicanas presente na aveia e cogumelos, de antocianinas presentes no açaí ( fruta), de licopeno presente no tomate, melancia e na goiaba, catequinas presente nas frações de chás verdes que modulam toda expressão genética ativada para um processo de inflamação.

 O consumo desses alimentos divididos em diversas refeições ao dia, respeitando limite de 3 hs , é fundamental para sua absorção e  ativação, lembrando que técnica de preparo dos alimentos também interfere na absorção desses compostos bioativos.

 Modulação corporal através de atividade física vai muito além de exercício de alta intensidade. E necessário uma boa nutrição.

 

 

 

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso