Sábado, 26 de maio de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

O sucesso da cirurgia bariátrica

17/04/2018 às 11h19

O sucesso da cirurgia bariátrica

Sabemos que o tratamento convencional para obesidade consiste na restrição dietética, na redução alimentar, no aumento da pratica de atividades físicas e no uso de medicamentos para perda de peso. Entretanto, esses tratamentostêmresultados insatisfatório , quandonão se consegue cumprir todos os métodos juntos , ocorrendo a recuperação do peso inicial.

 Atualmente a cirurgia bariátrica tem sido reconhecida como tratamento mais efetivo a longo prazo, demonstrando significativa perda  e manutenção do peso, resolução ou melhora das comorbidades e redução da mortalidade.

Como o procedimento cirúrgicopromove modificações na anatomia e na fisiologia do trato gastrintestinal, levando alterações no processo de absorçãoena quantidade e qualidade da dieta ingerida, pode desencadear deficiências nutricionais bastante graves.

 As técnicas restritivas de cirurgia bariátrica que reduzem parte do estomago,resultam em menor biodisponibilidade de nutrientes. Isso ocorre devido a diminuição do pHacidoe das enzimas digestivas do estomago  que absorve boa parte dos nutrientes ingeridos.

Já a técnica disabsortiva que diminui parte da absorção intestinal também compromete absorção final dos nutrientes, essas alterações nutricionaiscomplicam quando se associa a distúrbios comovômitos, síndrome dumping,intolerância á carnes vermelhas que levam a deficiência de proteínas, ferro, zinco, tiamina, B12,folato, cálcio vitamina D e vitamina C causando quadro de alopécia(queda de cabelo), fragilidade das unhas, fraqueza muscular, diminuição da massa óssea e dificuldades de cicatrização.

Para obter bons resultados com cirurgia bariátrica é importante oacompanhamento individualizado com um nutricionistaparadiagnosticar as possíveis alterações nutricionais antes da cirurgia e decorrente ao pós-cirúrgico.Nãohárecomendações definidas para prevenir e  tratar as deficiências nutricionais de pacientes bariátricos , no entanto o uso de poli vitamínicos/minerais deve compor como parte do tratamento que vai muito além do controle de calorias  e porções alimentares reduzidas.

 

 

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso