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Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

Saladas cruas ou cozidas

26/06/2018 às 21h56

Reprodução
Saladas cruas ou cozidas

A importância das saladas está na forma em que a maioria dos vegetais se apresenta ( crus). Estes quando consumidos têm um aproveitamento total de sua composição pelo nosso organismo, quando comparados aos vegetaiscozidos, que perdem boa parte no ato de cozimento ou são inativados alguns nutrientes na presença do calor.

Para termos uma noção, os alimentos consumidos crus na sua maioria têm uma grande variedade de nutrientes em sua composição dentro dos quais vemos: vitaminas A, E, C,zinco, selênio, fibras antioxidantes, seus pigmentos que confere seus compostos bioativos, carotenoides, flavonoides e fitoquimicos responsáveis pela prevenção de doenças crônica eretardar o envelhecimento e ate cura do câncer, retarda  diabetes diminuindo a  absorção da glicose contida nas refeição, cura  osteoporose quando usamos os alimentos ricos em cálcio.

 Quantas coisas nos favorecem consumir vegetais crus. Se você e daquelas que pensam que alimentos crus jamais entram no seu prato?Cuidado! Você procura cozinhar a vapor achando que esta consumindo mais nutrientes?Cuidado! 

 Mesmo a vapor que e considerado a forma correta de cocção dos alimentos para preservar vitaminas e minerais, existetambém uma perda de sua capacidade antioxidante, que se encontrae é muito sensívela variação de temperatura.

 Além de nutrientes os alimentos crus contêm enzimas que ajudam a quebrar e digerir o alimento, equilibra o  pH do corpo, ajuda na função orgânica do  corpo que  dependente de moléculas orgânicas contidas nesse alimentos. Porém, essas enzimas são muitos sensíveis a qualquer variação de temperatura.

 Entretanto, se você não consome alimentos crus e tenta suprir isso em forma de poli vitamínicos ou suplemento, cuidado! Você pode estar se enganado, por que os alimentos crus são fontes completas de vitaminas todas trabalha em sinergia umas com as outras. 

Diferente das vitaminas suplementada que nem sempre tem sinergismo de doses certas quando comparadas as da natureza, devido sua forma isolada ou conteúdo com corantes artificiais.

Fiquemos atentos, comer alimentos crus é comer comida viva. Seja saudável e mude seus pensamentos.


 

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