Terça-feira, 23 de outubro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

Você conhece o que PANC?

05/06/2018 às 10h13

Reprodução
Você conhece o que PANC?
 Você já ouviu falar em PANC? Panc são plantas alimentícias que não são consumidas pela maioria da população, são plantas que pode ser consumidas no dia a dia, mas que não temos hábitos de consumi-las.

 Existe uma pequena parte de plantas que conhecemos é já consumimos, essas são chamadas de plantas alimentícias convencionais. Já as que não consumimos ou não produzimos em nossa região ou nem conhecemos são chamadas de plantas alimentícias não convencionais ou PANC cientificamente chamada.

Chamamos de plantas alimentícias as que usamos na alimentação como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, cereais até mesmo os condimentos naturais.  Já as plantas não convencionais são produzidas em pequenas escalas ou tem seu próprio cultivo e seu uso caindo no esquecimento da população.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

   Essas plantas hoje são conhecidas como a plantas que a vovó falava que tinha ou usava e que nos dias de hoje já não ouvimos e nem vemos  com a mesma frequência.  A essas plantas também chamamos de PANC, plantas que já estão ficando esquecidas.

Voltar a consumir essas plantas que não são vista mais, ajuda a evitar que desapareçam do nosso cotidiano e assim valorizamos mais nossa cultura alimentar. Contribui ainda para aprendermos com os agricultores e todos aqueles que trazem essa sabedoria da roça e de antigamente, como muitos de nossos pais e avós que as utilizavam, embora esse conhecimento esteja se perdendo. O termo PANC depende, contudo, de com quem você está dialogando e se essa planta é ou não convencional para ela. Plantas amazônicas serão não convencionais para um paulista, e convencionais para um morador de Belém ou Manaus.

O objetivo não é importar plantas alimentícias de um lugar para outro, mas valorizar as PANC da região local com aquilo que o ambiente local pode proporcionar. Todas as regiões do país têm grande potencial para explorar plantas alimentícias não convencionais.

Considerando que cada individuo passar a usar as plantas de cada região visitada, estarão diversificando a alimentação proporcionada todos os nutrientes necessários para seu organismo. As PANC são uma ótima opção para uma alimentação saudável.


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso