Terça-feira, 25 de setembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

A Verdadeira Tragédia é não Amar

05/08/2018 às 11h22

Reprodução
A Verdadeira Tragédia é não Amar
Eco era uma linda ninfa que amava os bosques e os montes, reconhecida pelo seu encanto, juventude e beleza vivia nas montanhas e nas grutas. Porém tinha um grave defeito; falava demais.

A ninfa tagarela ajudava Zeus nas suas infidelidades com as outras ninfas. Certa vez, Hera, esposa de Zeus, descobriu que estava sendo enganada pela ninfa e lançou lhe uma maldição, obrigando Eco a repetir somente o final das frases que ela escutava.

Narciso, o mais belo dos mortais se perde dos amigos durante uma caçada nos campos e a ninfa Eco vendo-o pela primeira vez, apaixona-se. O rapaz, ao gritar à procura dos amigos, escuta suas últimas palavras sendo repetidas por alguém e não vendo quem havia falado, grita mais uma vez e Eco, novamente, repete o final da frase. A ninfa incapaz de estabelecer um diálogo, salta por detrás dos arbustos ede braços abertos, abraça Narciso que a rejeita com enorme frieza, fazendo-a se sentir magoada, desprezada e não amada. Assim, ela se esconde na selva, vivendo nas grutas e devido a tamanha tristeza, emagrece, seu corpo se definha, seus ossos viram pedra, restando unicamente a sua voz.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Queixar-se por errar em ter amado e não ser correspondido é um grande desconhecimento, visto que a verdadeira tragédia é não amar.O erro é esquecer de você e viver o outro, é deixar tua vida em segundo plano por outra pessoa.Deste modo, você fica encarcerada em um imaginário, se pergunta qual cena, qual imagem deve apresentar para que o outro a ame. Quais as palavras certas a dizer, quais os procedimentos corretos a adotar.Para amar é preciso estar fora da cena, da couraça de se tentar encontrar uma imagem que possa ser amada e reconhecida. Você não se torna um tolo por ter amado, você se torna tolo por insistir em ser relevante para alguém que te trata com tanta irrelevância.

As tristezas muitas vezes fortalecem, ensinam que amar é viver a tua vida abrindo caminhos para que o outro a conheça e não ter medo que ele possa um dia ir embora, as pessoas são livres e podem partir em um dado momento. Nada importa mais do que o bem-estar da pessoa que amamos. Amar é ação, é algo que existe enquanto se pratica, uma vivência totalmente pessoal que não pode ser projetada como uma cena imaginada. Só ama aquele que concebe o outro e a si próprio como incompletos. 

 

Luiz Roberto Duncan

Psicanalista

 

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso