Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

Dom-juanismo

02/12/2018 às 11h05

Reprodução
Dom-juanismo
Conhecido por sua habilidade de seduzir centenas de mulheres, Don Juan transformou-se em fonte de inspiração para numerosas obras literárias e musicais. A primeira foi O Burlador de Sevilha e O Convidado de Pedra, do espanhol Tirso de Molina, de 1630. A história começou a se espalhar pela Europa com a peça do francês Molière, Don Juan ou Le Festin de Pierre, em 1665. Seguiram-se óperas, poemas, filmes, e, assim, até hoje Don Juan continua vivo no imaginário popular.

Síndrome é um quadro clínico com causas e etiologias particulares.A síndrome de dom-juanismo é um transtorno caracterizado por necessidade compulsiva por sedução. Os sujeitos que têm esta síndrome são excessivamente sedutores e, em geral, têm como alvo pessoas "difíceis" ou "proibidas" de serem conquistadas, fazem de tudo para consegui-la, mas basta perceberem que a outra pessoa está conquistada que a motivação para continuar o relacionamento desaparece. Don Juan seduzpor seduzir. Depois, não quer mais, ou, melhor dizendo, não sustenta a sedução. Isso, o não sustentar, o não seguir adiante parece que o torna ainda mais sedutor.

Embora o padrão básico do dom-juanismo seja o homem sedutor e conquistador, com muita certeza, o mesmo já pode ser muito bem observado entre as mulheres, causando assim, como vítimas, também os homens. Ainda que em menor número, elas existem e são devastadoras na vida sentimental dos homens. São belas, atraentes, sedutoras e, aparentemente, ingênuas. O Don Juan se envolve bem temporariamente, os outros se apaixonam por ele, essa é sua mestria e sua prisão.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 Freud nos fala sobre a Pulsão de Morte e Pulsão de Vida. A primeira trata-se da compulsão à repetição, que é demoníaca, algo comparado a aniquilar-se a si mesmo e a tudo. Já a pulsão de vida busca o prazer e age ao lado de Eros com o intuito de preservar nossa vida e lutar contra as pulsões destrutivas, que ocorrem, em sua maior parte, do lado da repetição. O desejo se constitui nessa união, não existe vida sem morte.

Se você está se identificando com esse protagonista, não se desespere: na imensa maioria compartilhamos algo de Don Juan. Esse impulso intermitente de sedução nos habita, assim como a dificuldade em manter relações duradouras. Freud dizia que aquilo que nos afasta da patologia é a intensidade dos sintomas. Nesse caso, um Don Juan apenas faz o tempo inteiro aquilo que homens e mulheres têm vontade de fazer de vez em quando. Daí umadas origens das fantasias sexuais.

 

Luiz Roberto Duncan

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Psicanalista


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso