Terça-feira, 25 de junho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

Mais perdas do que ganhos

02/06/2019 às 18h51

Um exemplo clássico de ganho secundário ocorre na infância: uma criança acorda com febre e tosse
Existe um trabalho de Freud, muito interessante, sobre ganhos primários e secundários. O ganho primário é àquele que decorre direta e objetivamente da doença. Por exemplo, certos sintomas impedem uma pessoa de fazer uma viagem indesejada ou atender a qualquer outro compromisso desagradável. Nesse caso, a doença poupa o indivíduo de um conflito entre forças psíquicas opostas.Os Ganhos secundários são os benefícios que um transtorno, doença ou situação pode oferecer a uma pessoa. Ou seja,os benefícios primários e secundários são os proveitos que o paciente tira de sua enfermidade.

 Um exemplo clássico de ganho secundário ocorre na infância: uma criança acorda com febre e tosse; a mamãe mede a temperatura e constata que seu filho está realmente com febre; muitas vezes sua primeira decisão, é que ele não irá para a escola, ficará de cama sendo medicado e recebendo uma atenção a mais. A criança além dos cuidados para a recuperação de sua saúde, também receberá os benefícios implícitos e explícitos dessa relação, transformando uma situação negativa (a doença), em algo positivo (amor e carinho). As oportunidades que a doença oferece para que o indivíduo escape de determinadas situações conflitivas e penosas são geralmente inconscientes.

 Quanto mais tempo a pessoa conseguir perpetuar a situação de manter a enfermidade, mais crônica vai ficando a doença podendo até chegar a um quadro irreversível.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Assim, há uma adaptação ao sintoma e uma procura por obter o maior ganho possível. O aparecimento de um sintoma pode conferir certa redução de independência, o que pode vir a ser explorado pelo adoecido a fim de atenuar alguma exigência externa. Com isso, gradativamente a sintomatologia acaba por gerar um benefício secundário (FREUD).

É comum tentar garantir a continuidade dos benefícios secundários, o paciente “boicota” o tratamento, esquecendo-se das medicações, das seções, ao mesmo tempo que enfatiza, às vezes muito exageradamente, sua condição de doente. É essencial continuarem enfermos, intensificando sintomas e demandando cuidados que até confundem os mais próximos.

Então, o ganho primário afasta o sujeito dos conflitos que a vida gera, estimulando as dúvidas e a falta de atitudes.  O ganho secundário são as vantagens, na verdade desvantagens, que as pessoas têm quando o sintoma é usado para controlar pessoas ou situações e dificultar o tratamento.Pessoas emocionalmente dependentes, frustradas e decepcionadas com as escolhas que fizeram, são as mais propensas a desenvolverem esse comportamento, imerso de pensamentos negativos.

 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

                                                                                                              Luiz Roberto Duncan

                                                                                                                           Psicanalista

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso