Sábado, 20 de julho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

Palavras

12/05/2019 às 22h16

Reprodução
Palavras
Jacques- Marie Émile Lacan dava um valor enorme sobre o peso da palavra no dizer de seus pacientes. Sua escuta atenta impulsionava o analisando a se responsabilizar por sua palavra. Segundo Lacan, "O importante para que a análise avance é que o analista homologue, registre certa palavra dita pelo analisando. De que maneira? Pela pontuação, ou seja, pela retomada de determinada palavra, de determinada frase que tem efeito de sentido; mas é uma retomada que marca o fim de uma sessão: efeito de furo, vazio criador. O ponto final, ao pontuar, abre para a próxima sessão, preparar uma nova etapa, condiciona uma marcha para adiante: um novo sonho, uma passagem ao ato, um avanço na direção do desejo”

A palavra é o eixo central da teoria de Lacan. Partindo da tese de que o mundo das palavras cria o mundo das coisas, ele coloca o homem como um ``ser simbólico", atravessado pela linguagem e a ela submetido. O inconsciente torna-se uma estrutura apreensível à raiz das palavras.

Temos noção que a linguagem não é um mero instrumento de comunicação,ao falar estamos entregando ao outro a potência relativa ao entender ou ao não entender e, mais ainda, de decidir sobre o que se entende ou não.A linguagem estrutura o humano, organiza seu corpo, seu desejo e seu laço com o outro.É impossível desvincular o homem da linguagem. Homem e linguagem andam juntos. É no uso singular das leis de combinação dos elementos próprios a cada língua, que o sujeito produz muito mais do que uma expressão, produz seu estilo e marcasua existência.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Para Lacan, o homem se expressa em três planos distintos, mas complementares. O ``imaginário", o ``simbólico" e o ``real". A articulação desses registros define uma prática analítica específica. Lacan institui, por exemplo, o ``tempo lógico", que consiste em interromper a sessão num momento preciso da fala do analisando. Esse corte, em cima de uma ``palavra significante", sintetiza o discurso proferido na sessão, remetendo a uma significação. Lacan sempre falava aos estudantes de psicanálise: façam palavras cruzadas.

A criação do zero pode ser considerada um fato tão importante para a humanidade quanto o domínio sobre o fogo ou a invenção da roda, na pré-história. A descoberta do zero resolveu o impasse da contagem, a colocação do zero a direita de um algarismo muda a grandeza de uma dezena para uma centena e assim em diante. Estimulando uma analogia, fazer análise seria levar a palavra a uma mudança de grandeza, onde a palavra adquiriria uma nova grandeza, tão nova quanto a entrada do zero na civilização.

Como diz Chico Buarque “Basta uma palavra que meu Deus falar, cadeias e algemas vão se arrebentar”.

 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

                                                                                                                                Luiz Roberto Duncan

                                                                                                                                               Psicanalista

 

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso