Segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Dia Internacional da Igualdade Feminina

16/08/2019 às 11h03

Ascom
Dom Roberto Francisco Ferreria Paz- Bispo  de Campos (RJ)

No mês de agosto, nós, cristãos católicos, celebramos a vocação, isto é, o chamado de Deus a viver a vida com um sentido de missão. A primeira vocação, que encontramos na Bíblia, e que envolve a todos/as, é o cuidar da Terra, tornando-se jardineiros e protetores da vida e da Criação. Nesta perspectiva, destacamos, no dia 26 de agosto, o Dia Internacional da Igualdade Feminina.

Importa reconhecer o processo de promoção da dignidade da mulher. A Constituição, de 1988, consagrou o sonho de igualdade de direitos e deveres para todas as pessoas afirmando categoricamente: “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos desta Constituição”. A Lei nº 10.872, de 10/09/2001, estabelece medidas que garantem e asseguram a igualdade feminina, vedando o seu não cumprimento.

Após a Resolução nº 34/180, da Assembléia Geral da ONU, que aprovou a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, em 1993, na Conferência Mundial dos Direitos Humanos, em Viena, declarou-se de alto e bom tom que: “os direitos das mulheres são direitos humanos” e que a “violência contra a mulher constitui um obstáculo ao desenvolvimento e um atentado aos direitos humanos”.

Por isso, ao pensar em vocação, inspirados na liberdade do consentimento de Maria, nossa Mãe e de Deus, modelo vocacional de resposta à graça, estamos a afirmar o reconhecimento da dignidade, igualdade, e valor da mulher, que faz parte do projeto do Pai na restauração de uma humanidade feliz, livre e reconciliada.

Toda vocação humana e cristã é para liberdade, para servir o Reino, o chamado de Deus engrandece e dignifica a pessoa, colocando-a no patamar da filiação divina, da fraternidade universal humana e com todas as criaturas e como Templo do Espírito Santo. A vocação para a mulher é um chamado para ser mais, para servir com amor, compaixão e ternura, testemunhando a alegria de exaltar ao Deus das misericórdias, que faz maravilhas em nossa vida, sempre libertando-nos da opressão, do ódio e da violência. Louvado seja Deus!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo  de Campos (RJ)

 

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso