Domingo, 19 de maio de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

A dimensão Pascal e transformadora do trabalho humano

26/04/2019 às 10h00

Reprodução
A dimensão Pascal e transformadora do trabalho humano
Aproximando-nos da celebração do dia mundial do trabalho, lembrando os líderes operários de Chicago na justa luta pela jornada das oito horas, e sob as bênçãos de São José trabalhador queremos partilhar a nossa reflexão iluminados por este tempo Pascal. Certamente não falta na realidade atual a presença da Cruz e do sofrimento, numa economia em que o trabalho não tem primazia e se converte cada vez mais em mercadoria barata e sem proteção sob os efeitos de uma programática neoliberal.

O desemprego e a precarização do trabalho junto a novas formas de semi escravidão e aliciamento de mão de obra, dão uma tônica sombria e de perspectivas muito limitadas. No entanto como afirma São João Paulo II no nº 27,  da Laborem Exercens,  o fruto do trabalho nos leva a parcela da “nova Terra” onde habita a justiça. O trabalho humano continua sendo a chave da questão social e deveria contribuir para fazer avançar a inclusão, a promoção integral da pessoa humana e o bem comum social.

Trata-se de reinventar novas formas de solidariedade e participação que levem ao trabalhador a recuperar não só seus direitos fundamentais (trabalho decente, salário digno, aposentadoria justa, saúde integral e moradia), mas sua autonomia e protagonismo rumo a uma sociedade mais humana e equitativa centrada numa verdadeira civilização do trabalho e da justiça.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A Páscoa de Jesus, novo êxodo de uma humanidade fraterna e reconciliada dá inspiração e força para dignificar as relações laborais, afirmando a subjetividade e reconhecimento para com a pessoa do trabalhador e abrindo espaços para sua participação criativa, pois, a política pública que trás verdadeiro desenvolvimento para uma Nação, sempre será o acesso a um trabalho digno, justo, humanizador e transcendente pelas transformações que opera na pessoa, na criação e no anúncio do Reino. Que São José operário nos una na solidariedade e na busca de um trabalho perpassado pela luz do Ressuscitado.  Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo de Campos (RJ)


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso