Sexta-feira, 22 de março de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Ambientes eclesiais seguros e protegidos para menores

01/03/2019 às 11h32

Reprodução
Ambientes eclesiais seguros e protegidos para menores
O recente Encontro sobre a proteção dos menores na Igreja, promovido em Roma, com a participação do Papa Francisco, abordou, de forma realista e preventiva, este desafio da proteção e cuidado dos menores.

Tendo três focos, ou eixos temáticos, que vão desde a responsabilidade pastoral, jurídica e canônica, vivenciando o cheiro das ovelhas feridas e assumindo a Igreja como um hospital de campanha, a necessária accountability (controle e prestação de contas à sociedade), e refletindo a transparência com procedimentos comunicativos mais ágeis e que envolvam a toda comunidade eclesial.Quer se colocar em ação a sinolidade e comunhão que leva a corresponsabilidade, envolvendo a todas as instâncias e atores, construindo ambientes seguros e protegidos para os menores.

Já o documento que apresentou a nova ratio (razão de estudos para a formação presbiteral) introduziu, com propriedade, entre os critérios finais, a temática da proteção dos menores, exigindo uma comissão presidida pelo Bispo e com a inclusão do Reitor do Seminário e outros formadores.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Este último Encontro Romano trás propostas mais abrangentes e concretas: Um Motu Proprio (instrução papal sobre o tema, contendo diretrizes, um Vade mecum da Congregação da Doutrina da Fé sobre normas jurídicas procedimentais explicitando os deveres e funções dos bispos nestes delitos, e a formação de forças tarefas [equipes de trabalho interdisciplinares]) a serviço das Conferências Episcopais e Dioceses.

Ainda, a subsecretária para a sessão dos leigos e professora de Direito Processual Canônico, a Dra. Linda Ghisoni, palestrante do Encontro, indicou como caminho de realização das propostas a formação de uma Comissão Diocesana presidida pelo Bispo da Igreja Particular, com a presença e integração de especialistas e lideranças leigas. Como podemos apreciar, a Igreja está mobilizada como um todo para dar uma resposta efetiva, promovendo uma pastoral do cuidado responsável do menor e colocando-se inequivocamente ao lado das vítimas. Deus seja louvado!

 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Bispo  de Campos (RJ)

 

 

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso