Quarta-feira, 13 de novembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Aprendendo sabedoria com as árvores

20/09/2019 às 08h53

Entrando na primavera, celebra, no Brasil, desde 1902, o dia da Árvore, que foi modificado pelo Decreto Federal, nº 55975, de 24/02/1965, que instituiu a “Festa Anual das Árvores”. Elas nos ensinam a dar sombra, casa e acolhida, aos pássaros, pequenos mamíferos e pessoas.  Ajudam-nos a inserir-nos no clima e no ambiente que nos rodeia, tornando o ar mais respirável, como reguladoras naturais da temperatura.

Embelezam e dão, mesmo na cidade do asfalto, uma paisagem amena e agradável, purificando e ajudando-nos no combate à poluição. São verdadeiros registros de memória biológica, testemunhando, com a sua presença, a fortaleza e perseverança da vida. Algumas nos lembram virtudes, a nobreza, força do carvalho, a resiliência verde do pinheiro que não desbota no inverno, a hospitalidade e grandiosidade do ombu.

Com elas devemos assimilar a tarefa simples e humilde, porém preciosa, de guardar o equilíbrio, preservando o solo, alimentando a fauna. Plantar árvores é uma missão digna e sublime, pois trás saúde e vida para todo o planeta, como o contrário é também verdadeiro, o desmatamento selvagem e irresponsável significa um verdadeiro ecocídio e uma marca da cultura da morte.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A florestania, isto é, a cidadania cuidadora do meio ambiente e da Casa Comum, se expressa na vigilância, defesa e amor a estas criaturas tão generosas em zelar pelo bem estar da vida na Terra. Não é aleatório, nem estranho, que o Filho de Deus fosse acolhido ao nascer numa manjedoura e morrer no lenho sagrado da Santa Cruz que se tornou a Árvore da Vida.

A árvore sempre será, para a família humana, um sinal e fonte de vida, de sustentabilidade natural, de resistência e firmeza, de beleza nobre e de patrimônio biológico incalculável. Deus proteja e, na sua Providência, nos ajude a cuidar das árvores e da Casa Comum, em especial da maravilhosa Amazônia, mata, pulmão, farmácia, reservatório e manancial de água e lugar da mais rica e preciosa biodiversidade. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo  de Campos (RJ)


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso