Terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Árvores inspiradoras

27/12/2018 às 10h23

No Advento, e especialmente no Natal, é raro ver uma casa sem sua árvore ornamentada para receber o Menino Jesus. Os cristãos viram, no pinheiro, a nova árvore do paraíso, da qual se colhem os frutos da vida. No começo, para representar esses frutos, eram colocadas maçãs e nozes que acabaram sendo substituídas por bolas vermelhas, imagem da inteireza do paraíso.

Em todos os Povos, a árvore é um símbolo de fertilidade e de fonte de vida. A árvore une o céu e a Terra sendo, também, por suas raízes e tronco, um sinal do masculino e, por sua sombra maternal e frutos, um símbolo feminino. A imagem da árvore abatida, que volta a brotar, espelha as promessas de Isaias.

O pinheiro foi escolhido para ser a árvore natalina por excelência, pois cresce rápido, fica sempre verde vencendo o inferno e, por sua forma triangular, foi visto por São Bonifácio como símbolo da Santíssima Trindade. É costume acrescentar velas como ornamentação na árvore, que significam e tornam presente a Jesus como Luz do mundo. Foi o própio São Bonifácio que, ao derrubar um carvalho tido por sagrado, ao cair, fez um grande dano, mas deixou intacto um pinheirinho.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Como era Advento, São Bonifácio declarou: "Doravante nós chamaremos esta árvore de árvore do Menino Jesus". Assim, como a árvore de Natal, nossas vidas devem ser fecundas e frutuosas em obras, mantendo sempre o verdor da seiva da graça, testemunhando a Luz do Menino Deus ao mundo, irradiando alegria, justiça e esperança. Deus seja louvado!

Árvores inspiradoraNo Advento, e especialmente no Natal, é raro ver uma casa sem sua árvore ornamentada para receber o Menino Jesus. Os cristãos viram, no pinheiro, a nova árvore do paraíso, da qual se colhem os frutos da vida. No começo, para representar esses frutos, eram colocadas maçãs e nozes que acabaram sendo substituídas por bolas vermelhas, imagem da inteireza do paraíso. Em todos os Povos, a árvore é um símbolo de fertilidade e de fonte de vida.

A árvore une o céu e a Terra sendo, também, por suas raízes e tronco, um sinal do masculino e, por sua sombra maternal e frutos, um símbolo feminino. A imagem da árvore abatida, que volta a brotar, espelha as promessas de Isaias. O pinheiro foi escolhido para ser a árvore natalina por excelência, pois cresce rápido, fica sempre verde vencendo o inferno e, por sua forma triangular, foi visto por São Bonifácio como símbolo da Santíssima Trindade. É costume acrescentar velas como ornamentação na árvore, que significam e tornam presente a Jesus como Luz do mundo.

Foi o própio São Bonifácio que, ao derrubar um carvalho tido por sagrado, ao cair, fez um grande dano, mas deixou intacto um pinheirinho. Como era Advento, São Bonifácio declarou: "Doravante nós chamaremos esta árvore de árvore do Menino Jesus". Assim, como a árvore de Natal, nossas vidas devem ser fecundas e frutuosas em obras, mantendo sempre o verdor da seiva da graça, testemunhando a Luz do Menino Deus ao mundo, irradiando alegria, justiça e esperança. Deus seja louvado!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo  de Campos (RJ)


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso