Domingo, 16 de dezembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Configurados a Cristo Servo, Pastor e Missionário

11/04/2018 às 09h22

A 56ª Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida - SP, de 11 a 20 de Abril, terá como tema central as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil. No intuito de aplicar a Nova Ratio Fundamentalis, aprovada pela Congregação para o Clero, que dá Orientações Gerais a serem adaptadas pelas diversas Conferências Episcopais em suas respectivas Nações, é que acontece esta proposta formativa de elaboração e reflexão sobre a identidade, vida e missão do presbítero. 

É necessário partir do contexto atual, marcado pela mudança de época, que exige um discernimento e um acompanhamento profundo e personalizado das vocações que o Espírito suscita na Igreja. Um repensar dos itinerários de formação nas etapas, situações e momentos que possibilitem uma verdadeira iniciação, encontro, comunhão e configuração com o mistério e a Pessoa de Cristo, chamando a um seguimento e entrega definitiva de modo a constituir um Projeto de Vida. 

Qualificar e aprimorar a dimensão intelectual e espiritual, visando a integrá-las num esforço de atender à Nova Evangelização, que solicita sacerdotes com unção, sabedoria, santidade e presentes na vida do povo sofredor, fraternos e amigos dos pobres. Por isso, o eixo e o pano de fundo e mola mestra, forja educativa do novo padre, será a dimensão pastoral-missionária que impulsionará um verdadeiro movimento apostólico de ser Igreja em processo permanente de saída rumo às encruzilhadas e periferias. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Não pode ser esquecida a base humana e comunitária do futuro presbítero, perito e mestre da escuta amorosa e do diálogo, formador e animador de comunidades, liderança e guia que caminha junto ao povo, que dá a vida por suas ovelhas, que as conhece pelo nome. 

Tudo isto com a marca da diocesanidade, que é viver a comunhão na Igreja local, com o Bispo, o presbitério e a grande família do laicato, para servirmos com alegria a parcela da humanidade que nos foi confiada. Que Cristo Bom Pastor Misericordioso e Missionário do Pai, nos ajude a entender o chamado de bem formar os Padres do amanhã. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo  de Campos (RJ)
 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso