Segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Declaração de Vila de Leyva, XIV Simpósio do Celam de Bispos e Empresários

03/05/2018 às 10h14

Em Vila de Leyva, Colômbia, aconteceu o XIV Simpósio do CELAM de Bispos e Empresários. Recebemos a mensagem do Papa, para a ocasião, lembrando que a Economia não pode incentivar apenas a rentabilidade, reduzindo o mercado de trabalho e gerando assim novos excluídos. Termina fazendo um chamado aos responsáveis pela Economia, para que também promovam a defesa e dignidade da pessoa humana, garantindo novas fontes de trabalho decente.

Analisando a realidade, constatou-se que a América Latina é uma região que possui uma grande riqueza cultural, uma variada e plena biodiversidade, além de uma profunda tradição cristã. No entanto, advertem-se perigosos sinais de ameaça: uma arraigada desigualdade, uma crescente e letal cultura de violência e uma política fisiológica atrelada muitas vezes à corrupção.

No discernimento dos desafios do cenário, verificou-se um interesse genuíno de Bispos e Empresários trabalharem juntos, em especial na promoção dos empobrecidos. Uma consciência do grande Dom que significa a Criação, de onde surge a necessidade premente de cuidar da Casa Comum. Desejo sincero de mudar os paradigmas econômicos que contribuem para a exclusão. Priorizando a conversão espiritual, intelectual e ecológica.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A partir do diálogo aberto e franco, gerado no encontro, identificamos os paradigmas que devemos mudar de forma radical: a auto-suficiência e a arrogância que prescinde da ajuda de Deus; a crença que a transformação social é algo de acessório e secundário ao Evangelho; o crescimento, como a única razão de ser da empresa; a obtenção do retorno máximo como a finalidade última da atividade empresarial; a inovação para a criação de bens vendáveis, mas desnecessários e inúteis; a qualidade de vida, entendida como o consumo máximo de bens materiais; a atitude de cumplicidade interessada e falta de posição critica face ao Estado e ao poder.

Como empenhos e compromissos, firmamos a decisão de ser Bispos e Empresários numa Igreja em saída; encontrar a forma de aplicar o conceito de salário justo tal como ele é refletido na doutrina social da Igreja; trabalhar conjunto que entre na elaboração de propostas orientadas à proteção da dignidade da pessoa humana e à realização do bem comum; formação sistemática e aprofundada sobre a Doutrina Social da Igreja, partindo de uma verdadeira iniciação à vida cristã.

Como vimos, este Simpósio rendeu, e com a sinergia de Lideranças eclesiais e empresariais, conseguiremos visibilizar os sinais de presença do Reino de Deus na nossa história. Deus seja louvado!

 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo  de Campos (RJ)


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso