Domingo, 22 de setembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

'Não se trata apenas de migrantes'

23/06/2019 às 14h28

?Não se trata apenas de migrantes?
O Papa Francisco, para o dia Mundial do Migrante e do Refugiado, chama a atenção para superar os medos e os bloqueios que vão tornando o mundo menos humano, insensível e profundamente egoísta. A questão migratória, sinal profético que envolve mobilização e hospitalidade, exige, especialmente dos cristãos, uma caridade autêntica e provada, capaz de reagir, com atitudes propositivas e corajosas, à cultura do descarte e da rejeição de pessoas e de povos.

O olhar sobre os migrantes vai ser decisivo para humanizar e alargar nosso coração. Não se trata apenas de migrantes, mas de não ceder às armadilhas da exclusão e de ver o ser humano somente como mercadoria ou fator lucrativo. Fechar as fronteiras à solidariedade e escolher a xenofobia e a intolerância para quem nos visita ou precisa de nossa ajuda, é o começo irreversível da morte civilizatória e a adesão à barbárie.

Quando o poeta Terêncio afirmava: “sou um ser humano, nada do que é humano me é alheio”, expressava o legítimo sentimento cristão de irmanar-se com todas as culturas, etnias e povos, tornando a humanidade uma só família. Sucumbir a bandeiras nacionalistas extremas e fechadas, que partem do princípio que todo estrangeiro é inimigo, nos leva a desconhecer as nossas raízes generosas que levaram o Brasil a ser uma Nação hospitaleira, alegre, em acolher e receber e crescer com o contributo e a partilha de tantos valores e tantas visões diferentes.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

As nossas cidades são cosmopolitas por vocação, façamos delas casas de comunhão, de diálogo intercultural, de abertura generosa, pois não se trata apenas de migrantes, mas de edificar a Cidade de Deus e a do homem no amor fraterno e universal. Que possamos celebrar a semana do migrante, no Brasil, conscientes de que, de nossa atitude para com o migrante, mostraremos também a vivência de nossa fé, da qualidade e verdade de nossos relacionamentos e da firme esperança no Reino da justiça, da vida e da paz para toda a Terra e à família humana. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo de Campos (RJ)


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso