Domingo, 16 de dezembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Ranulfo Vidigal

Ranulfo Vidigal

Começando um ano decisivo

04/01/2018 às 09h12 04/01/2018 às 11h13

O noticiário começa promissor para as empresas brasileiras. Chegou a recuperação dos lucros em diversos ramos da atividade produtiva brasileira. A tênue recuperação econômica já proporciona avanços nas margens e bons resultados.

Na outra ponta, a evolução do salário mínimo nacional é pífia e pode travar a recuperação do consumo das famílias mais pobres do país. Arquivado há anos, a campanha “Natal se fome” retornou forte.

O mercado de trabalho se recupera, através do trabalho informal, aquele segmento que paga salários médios menores acelerando a desigualdade na distribuição da massa de rendimentos do trabalho na terra da jabuticaba. Nesse contexto, oito milhões de profissionais muito bem pagos ( a nata dos 10% mais aquinhoados) concentram 41% da massa de salários, contra apenas 13% na faixa de baixa renda dos 40% mais pobres e com menores salários.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Em tempos de obsolescência tecnológica programada, extrativismo predatório, consumismo, rentismo e individualismo exacerbado, essa elite do mercado de trabalho causa danos irreparáveis. E distorce, também, o consumo per capita de biomassa, combustíveis fósseis e minerais metálicos e não metálicos gerando uma “pegada sobre as  matérias primas” ( material footprint), sete vezes maiores, em relação às famílias dos assalariados menos aquinhoadas pela sorte grande dos altos rendimentos e bônus.

Com revolução industrial 4.0 ( revelando robôs substituindo gente na produção de bens e serviços), corte de custos operacionais, lucros crescentes, nova legislação trabalhista “simplificadora” e redução acelerada da seguridade social, o novo leque de rendimentos marcará uma nova fase na vida nacional. Assim começa 2018.

Ranulfo Vidigal – economista.


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso