Domingo, 19 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Ranulfo Vidigal

Ranulfo Vidigal

Planejar 2019

23/05/2018 às 08h43

Temos o que comemorar posto que, segundo os dados do CAGED, o Estado do Rio de Janeiro teve saldo positivo de mais de sete mil vagas formais de emprego em abril, com uma contribuição de quase cinco mil vagas da capital - a cidade maravilhosa. No norte fluminense, na capital do açúcar o saldo foi pequeno - de apenas 69 vagas, enquanto isso Macaé perdeu 111 vagas.

Surgem nas cidades médias alguns sinais de recuperação do emprego formal no Estado do Rio de Janeiro. De janeiro até abril, a região serrana apresenta bons resultados em Nova Friburgo (+967 vagas), Petrópolis (+359) e Teresópolis (+345). A capital, depois de amargar um longo período de perdas revela um saldo líquido positivo de 938. Na região industrializada do Médio Paraíba temos Barra Mansa com + 298 vagas, Volta Redonda com +132 e Resende com +105 vagas. No norte fluminense temos Macaé com 963 vagas, SJB/AÇU com 208 e São Francisco colhendo a safra com +131, já no noroeste Itaperuna gerou + 462 vagas e na região metropolitana temos Itaguaí com +551 e Nova Iguaçu com +241. Alvíssaras!

Na capital do açúcar o setor representativo do comércio local, através do CDL preocupa-se com a Lei de Diretrizes Orçamentárias do poder público local de 2019, onde a previsão de investimentos em obras é ínfima, numa cidade onde o desemprego na construção civil é muito elevado e a economia parece travada, sem dinamismo e circulação de renda.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Durante quatro décadas, o município ficou totalmente dependente da cana-de-açúcar, sem nenhuma preocupação com as outras culturas que, apesar de importantes, ficaram invisíveis, na visão do pesquisador da UENF Alcimar Chagas. Nem a retração da área colhida da cana-de-açúcar de 111.013 hectares em 1974 para 30.000 hectares em 2016 incentivou a busca de alternativas para o setor.

Hoje, a cana-de-açúcar ainda tem uma participação de 97,85% na área colhida total do município, enquanto a participação do valor monetário equivale a 91,50% do valor total de todas as culturas internamente.

Reverter essa situação é possível, com planejamento, conhecimento científico, comprometimento, visão de território e cadeias produtivas, colaboração e envolvimento comprometido do governo.


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso