Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Ranulfo Vidigal

Ranulfo Vidigal

Um longo caminho

21/08/2018 às 09h18

Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar os direitos de cidadania dos vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição e definidos anualmente no orçamento fiscal e financiados com nossos impostos. No sentido político, encara-se a política pública como um processo de decisão, em que há naturalmente conflito de interesses.

Extensa matéria do jornal Folha de São Paulo do último domingo compara entre os estados brasileiros, quem entrega mais saúde, educação, segurança e mobilidade social, gastando/investindo com eficiência, eficácia e efetividade os recursos públicos disponíveis o obtendo resultados satisfatórios para incluir as famílias mais pobres.

Neste ranking, o Estado do Rio de janeiro – segunda unidade econômica da federação - ficou apenas na décima colocação. Ficaram nas primeiras filas, Santa Catarina, São Paulo, Paraná Pernambuco e o vizinho Espírito Santo. No primeiro debate na BAND entre os candidatos ao governo fluminense, semana passada, lamentavelmente predominou o vazio, as trocas de acusações e o espaço pouco foi aproveitado para aprofundar os reais desafios de um estado cheio de potencial turístico, industrial e de serviços, que possui a segunda concentração nacional de ensino superior.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Surge então este quadro real de carências generalizadas, associado ao alto contingente de desempregados (500 mil nos últimos três anos). Contudo, a capacidade de reversão deste quadro é ampla, dado que, a segunda unidade da federação possui petróleo nas bacias de Campos e Santos, potencial turístico em Búzios e Parati, indústria metal mecânica na região do Médio Paraíba, mão de obra de alta qualidade e centros de pesquisa de excelência, como UFRJ, UERJ, UENF, FGV e PUC.

 

Ranulfo Vidigal – economista.

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso