Sábado, 20 de abril de 2024
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Concurseiros ON

Aline Mendes

Carreira pública ou privada:o que é melhor? Professor Caio Duarte fala sobre as escolhas!

17/07/2020 às 15h41

Clique aqui para ouvir o podcast
Arquivo Pessoal
Confira o podcast desta sexta-feira (17/07).
O podcast dessa semana é sobre carreira pública e privada, o professor Caio Duarte fala novamente ao Concurseiros On sobre dicas, dúvidas e quais são os metódos. 

Professor, qual a diferença entre carreira pública e privada?

Bastante diferença. Posso resumir que carreira pública é o objetivo daqueles que buscam estabilidade, dentro de um determinado cargo da administração pública. A carreira privada está mais voltada para aqueles que querem ser empreendedores, ou prestadores de serviço, que podem alcançar bons ganhos, mas sem a mesma estabilidade. Ambos os caminhos nos permitem construir histórias vencedoras, de formas diferentes

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O método de estudo é o mesmo?

Definitivamente, não. A carreira pública exige um estudo voltado para ter um bom rendimento em concurso público. A carreira privada, depende de seu objetivo. Mas, via de regra, exigirá estudos a respeito de empreendimento, marketing, administração, e todos mais que forem importantes para gerir um possível negócio

Como saber qual carreira seguir?

Sempre digo a meus alunos: "olhem para frente, olhem daqui alguns anos, e pensem onde querem se ver". Quer se ver em um gabinete, sendo juiz, promotor, delegado, etc., estável? Invista em concurso público, invista em carreira pública. Se vê dono de seu próprio negócio, sem ter chefe, dono do próprio nariz? Invista na carreira privada.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Quais profissões são as mais procuradas na carreira pública? E quais as de carreira privada?

Embora não tenham nomes tão populares, as profissões mais procuradas são as de técnico e analista judiciário dos tribunais. Por serem cargos que exigem nível médio ou bacharelado em alguma faculdade e apresentarem uma carreira com bons benefícios. E lembrando que, dentre os juristas, os concursos mais visados são os da Magistratura, Promotoria, Procuradoria dos Estados, para delegados, e por aí vai... Na carreira privada, realmente acredito que a maioria das pessoas que nela buscam sucesso possuem o sonho de serem grandes empreendedores. Mas não são todos. Cursos de Engenharia, cursos técnicos e outras faculdades (como o próprio Direito, para os que desejam advogar), dentre outos, também são muito visados.

Qual você aconselha para que está iniciando agora?

É difícil responder essa pergunta de forma generalizada, pois depende da realidade e da vontade de cada um. Quer carreira pública, mas tem como se sustentar enquanto estuda? Vá adiante. Não tem como se manter? Vá para a carreira privada até possuir esta condição. Não há resposta exata. A mais exata que posso dar é esta com a qual iniciei: decidam de acordo com sua vontade e necessidade.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Pode ter os dois empregos?

Sim, é possível, dentro de algumas limitações constitucionais. Mas recomendo, ao menos no começo, o foco em uma delas, e apenas partir para a outra quando estiver, de certa forma, já bem estruturado.

Quais são as leituras mais indicadas para estes concursos?

O primeiro passo é identificar o que o edital do concurso está exigindo. Impossível estudar sem saber o que é cobrado, como estudar para qualquer prova que já fizemos, desde a escola, em que sempre perguntávamos ao professor qual seria a matéria. Após isso, ler as leis cobradas e colar nos leitores de cada disciplina mais indicados para concurso público. Pedro Lenza, por exemplo, é um dos preferidos dos concurseiros para o Direito Constitucional.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

E sobre a lei seca, como estudar? É ideal seguir a leitura e a lei seca só após?

Bem, isso também depende. Já tem vivência com o Direito? Já tem uma noção da matéria? Se dedique mais à lei seca, que é muito importante para concurso. Se não tem esta vivência, aconselharia a começar, sim, pela leitura mais teórica. Ir para a lei, de cara, pode causar estranheza ao candidato. Mas o mais importante é lembrar que ambos são importantes, nenhum dos dois deve ser descartado. É importante saber conciliá-los.

Fonte: Aline Mendes

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso