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Corpo em Dia

Leopoldo Soares

A vida corrida e o acúmulo de atividades levaram as pessoas ao sedentarismo em grande escala

10/12/2018 às 10h59

Reprodução
A vida corrida e o acúmulo de atividades levaram as pessoas ao sedentarismo em grande escala

A vida corrida na cidade de Campos  e o acúmulo de atividades levaram as pessoas ao sedentarismo em grande escala . A falta de tempo é a principal desculpa para a falta de exercícios na das maiorias das pessoas. Ouço diariamente  a seguinte frase. "não tenho tempo", quando a pergunta é relacionada a exercício físico ou cuidar da saúde, mais agora será mesmo uma questão de tempo ou uma questão de prioridade ? Temos que ver o que é mais importante reservar "40 min à 1h" do nosso dia para cuidar do nosso bem mais precioso (corpo) ou daqui um tempo ( bem próximo)  gastar dinheiro com medicamentos e consultas ?

É importante nos questionar se realmente estamos nos cuidando. Adquirir conhecimento e desenvolver nossa carreira é de extrema importância, dar aquele gás no trabalho é necessário, mas estar sadio para isso faz toda a diferença. Neste caso você deve se perguntar como tem estado a sua saúde, se você leva uma vida sadia, se você está se cansando ao mínimo esforço e se realmente está se valorizando como pessoa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sedentarismo aumenta com a idade. Entre homens entre 18 e 24 anos, 60,1% praticam exercícios. Esse percentual reduz para menos da metade aos 65 anos (27,5%). Entre mulheres de 25 a 45 anos, 24,6% se exercitam regularmente. A proporção é de apenas 18,9% entre mulheres com mais de 65 anos

Para sairmos do sedentarismo é extremamente importante unir os dois conceitos, fazermos atividade física (subir escadas sempre que possível, passear com o seu cachorro) e exercícios físicos (praticar regularmente uma modalidade esportiva, como caminhadas regulares, musculação, danças). Assim, diminuímos todos os efeitos do sedentarismo e das doenças Hipocinéticas (doenças adquiridas por falta de movimento), pressão alta, diabetesproblemas articulares e depressão

Algumas dicas para você começar a se mexer e ser mais feliz com movimento:

-Experimente atividades curtas. Faça pequenas caminhadas ao longo do dia. Ande mais a pé. Dê cinco voltas no quarteirão. Não precisa caminhar durante 40 minutos de manhã. Caminhe 20 minutos de manhã, 20 minutos a noite ou 15 de manhã, 15 na hora do almoço e 15 a noite. Dessa forma fica praticamente impossível de arranjar desculpa

 

Mantenha a regularidade. Não é incomum pessoas passarem mal porque só se exercitam aos finais de semana ou naquele tradicional joguinho de futebol às sextas. Isso porque você sobrecarrega seu corpo, que estava acostumado a ser sedentário. E o medo de ter um treco e morrer do coração? Portanto, vale mais a pena ter pequenas atividades ao longo da semana que um dia de extremo esforço

-Divirta-se e experimente novas sensações com a atividade física. Fazer exercícios não significa matricular-se em uma academia. Encontre algo que você realmente goste de fazer e isso pode revolucionar a sua vida. Experimente novas sensações, como andar de bicicleta, fazer aula de dança, caminhar no parque, praticar um esporte diferente (quem sabe esgrima?), jogar vídeo game com Kinnect. Abra o leque de possibilidades, veja o que tem por perto da sua casa ou trabalho e informe-se. Tente algo novo por você, seu corpo e sua mente!

-Mantenha a rotina. Estabeleça uma meta (exemplo: 1hora de exercícios todos os dias) e preencha seu tempo ao longo do dia com atividades relacionadas. Podem ser 20 minutos de manhã, 20 na hora do almoço e 20 de noite, ou então 40 minutos de manhã e 20 de noite. Tanto faz! Mas tenha suas metas e faça do cumprimento delas sua rotina

Lembre-se , antes de qualquer atividades física que for iniciar procure um profissional registrado pelo CREF e capacitado para lhe acompanhar nos treinos!

Bons treinos !!

@profleopoldosoares

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