Quarta-feira, 18 de julho de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Diálogo

Guido Mendes

O caminho sem volta do caos e o assassinato das reflexões

07/04/2018 às 10h14

A pergunta é _ por que? 

O pensamento crítico foi abolido dos meios de comunicação e a consciência de classe jogada na lata do lixo.  Parece que voltamos a estaca zero, quando tentamos colocar em prática as décadas de discussões e conhecimento cientifico sobreconceitos de esquerda, direita, centro e outras vertentes não tão convencionais. A pergunta é _ por que? 

A principio, a partidarização. Ao juntar em grupos, pessoascom formação tão distinta e sem a solidificação necessária dos fundamentos do pensamento que norteiam a  sociedade moderna, cometemos o pecado quase mortal, de misturar o joio e trigo sobre a mesma bandeira.  Capital e social se negam no discurso e se amasiam nos encontros palacianos depois da meia noite. 

Numa visão mais ampla e fundamentada na psicologia social, podemos apontar – pelo menos a grosso modo – que o recalque seja o grande responsável por todo o caos social. Na psicologia de grupos ou social, vemos que os indivíduos estão condicionados às influencias do grupo, mas conservam suas convicções primárias, geralmente enraizadas na ignorância – aquilo que ele não teve condições de absorver ou, que simplesmente, recusa. 

No atual momento brasileiro, tirando obviamente a estratégia nefasta de corruptos se livrarem de suas penas, usando para isso, os meios legais, através de uma articulação politica sem precedentes na história de nosso país, onde as forças parlamentares, a justiça e o poder central do executivo caminham de mãos dadas para fabricar uma carapaça protetora a seus pares, vemos uma sociedade dividida pela própria ignorância e incentivada pelos meios de comunicação de massa e pela proliferação de ferramentas de multiplicação de opiniões da grande rede, principalmente nas chamadas redes sociais.

A falta de um filtro na imprensa, fundamentado na ética da comunicação e de um norte na utilização das redes estão possibilitando – a passos largos – os alicerces sólidos do caos. O caminho sem volta da ignorância, onde o “olho por olho e o dente por dente”, pode ser exercido num ovo atirado, no cassetete no lombo,numa execução a tiros , nos coquetéis molotov ou num botão das armas nucleares. 

Tudo isso, no entanto, parece pouco diante dos pequenos conflitos na família, nos bairros, nas cidades, estados e países. Somos uma raça que se acha suprema, somos etnias que acham supremas, somos o suprassumo do caos.  Fechar os olhos para as injustiças, os ouvidos, para as bombas e a voz, contra os desvios morais de nossos comandantes não vão nos absolver do processo destrutivo que estamos construindo – por participação direta ou omissão. 

Promover o confronto entre direita e esquerda dentro de um contexto, que não seja pelo viés democrático onde o diálogo busque um entendimento para a convivência pacifica na intercessãodas duas correntes de pensamento é se revelar e se auto pronunciar joio ou simplesmente idiota. 

Corremos riscos de estarmos sendo governados por idiotas e mais ainda, por termos dado a esses idiotas, o direito legal de nos governar, influenciados obviamente pelas distorções do sistema democrático. Isso, se agrava ainda mais quando a sociedade clama em silencio por reformas politicas e dá a esses mesmos idiotas as armas para a transformação.  Vamos transformar o que poderia nos salvar no nosso novo calvário. E vamos continuar caminhando, cada vez maissem liberdade de dizer o que pensamos e, pior, sem vontade de continuar pensando. 

Guido Mendes – jornalista
 

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso