Terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Economizando

Charles Medina

O que fazer com o 13° salário?

29/11/2019 às 14h51

Reprodução
O FGTS é pago tanto na primeira como na segunda parcela.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese),o pagamento do 13° salário deve injetar R$214,6 bilhões na economia. Por lei, o pagamento da 1ª parcela deve ser realizado no último dia útil de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro. A empresa pode optar por realizar o pagamento em única parcela, porém a data não pode passar do último dia útil de novembro.

Há incidência de Imposto de Renda e contribuição ao INSS sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem na segunda parcela sobre o valor integral do 13º salário. O FGTS é pago tanto na primeira como na segunda parcela.

Desta forma, fica a grande dúvida, o que fazer com o sonhado 13º salário?

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Ao longo do ano ficamos sempre a imaginar no melhor momento do ano, aquele em que colocamos as mãos no 13º, e nossos pensamentos viajam quase sempre pelo consumo: uma troca de geladeira ou a compra de uma tv maior, ou aquele smartphone da moda, porém, será mesmo essas as melhores escolhas?

Existem algumas opções para direcionar esse recurso esperado, como, dívidas, consumo ou poupar, por exemplo. Uma das ideias na educação financeira é sempre que dispor de um recurso extra, colocar em dia as dívidas, pode ser doloroso, porém é o melhor a ser feito. Caso sobre algum recurso, invista. Então, assim que receber o seu 13° salário, tente pagar aquelas dívidas que têm taxas de juros maiores, como cartão de crédito e cheque especial, por exemplo.

Se não tiver dívidas, busque guardar o máximo possível. Lembre-se, no início do ano há sempre novas despesas que podem gerar dívidas, como material escolar dos filhos, iptu, ipva, seguro do carro, e em janeiro, férias dos filhos, período onde os gastos são maiores. Não podemos esquecer docarnaval, onde as despesas sempre são altíssimas.  Como esses gastos são no curto prazo, realize um investimento de curto prazo, como um RDC ou CDB e que tenha liquidez diária.

A última opção a realizar com o 13° salário é direcionar ao consumo. Proceda dessa forma apenas quando não tiver dívidas e os gastos extras de início de ano não sejam fatores de preocupação, ou seja, você tem folga no seu salário e não irá ver seu orçamento extrapolado. Entretanto, cabe ressaltar que mesmo com esses fatores positivos, o mais indicado é não gastar todo o recurso extra de fim de ano no consumo, guardando parte para emergências no futuro.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

CHARLES MEDINA FARIA

ECONOMISTA


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso