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Economizando

Charles Medina

Redução de custos almejada pelas empresas e o desemprego

07/11/2019 às 15h36 08/11/2019 às 15h28

Reprodução
Acompanhamos uma revolução sem igual
Basta ir ao cinema para observarmos que temos como opções para efetivar a compra de ingressos, bilheterias com caixas (humanos) ou recentemente máquinas de autoatendimento os famosos totens. Ao ir a alguma instituição financeira, como os bancos, podemos pagar nossos boletos no caixa presencial (com uma pessoa) ou num ATM (terminal de autoatendimento).

No aeroporto, o check-in das passagens pode ser feito nos tradicionais balcões ou em totens. O estacionamento do shopping pode ser pago no caixa ou também num terminal de autoatendimento (máquina). Até o sorvete já pode ser comprado e pago por meio de um toten de pagamento. Todas essas situações são no espaço físico, tanto de cinemas, bancos ou aeroportos, nem me refiro a pagamentos ou compras realizadas por aplicativos, sites via celular ou computadores.

Acompanhamos uma revolução sem igual. A evolução tecnológica avança em velocidade enorme, dia após dia observamos novas tecnologias, novas mudanças em ambientes corporativos. Equipamentos e robôs realizam trabalhos de vários humanos, vide o chat ou o 0800 de grandes empresas. Hoje já não nos comunicamos com uma pessoa para reclamar ou solicitar um serviço, e sim por meio de chatbots, robôs que simulam a fala humana e são usados por várias empresas para atender clientes. Aquelas salas enormes de call centers, com centenas, milhares pessoas, estão desaparecendo. Se pensarmos em 10 anos atrás, isso seria impensável, hoje é realidade.

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Em primeira análise, cabe ressaltar que, essa revolução digital trás para empresas vantagens competitivas sobre os concorrentes e forma uma barreira de entrada para novos participantes no mercado.Gera também,economias de escala com máxima utilização dos fatores produtivos no processo, principalmente nas empresas de serviços como bancos, shoppings, cinemas, pois leva a redução de despesas de mão de obra, umdos maiores custos desse tipo de empresa.

Por outro lado, todas essas mudanças acarretam em desemprego. Como apresentado, para ficarmos nos exemplos citados, uma função que tende a diminuir ou acabar é a de caixa.Em breve esta atividade poderávir a ser obsoleta, pois, os pagamentos passarão a serem realizados em sua maioria via os terminais de autoatendimento, aplicativos e sites, por meio de computadores e principalmente de celulares.

Além da atividade de caixa nas funções de compras e pagamentos, outras tendem a não existir com esta evolução tecnológica, e as perguntas que ficam são: com grande gama de atividades não existindo, com a busca generalizada por eficiência e redução de custos, as novas funções criadas irão abrigar todo esse contingente de pessoas?E se não acolher, essas empresas que estão buscando melhorias econômicas e financeiras com redução do quadro de pessoas venderão seus serviços para qual cliente? Pois, sem emprego, não há renda (desconsiderando o subemprego que geralmente gera renda para subsistência) e sem renda não existe aquisição de serviços.

Fonte: Charles Medina

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