Segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Mãe pra sempre

Dagma Pontes

 A temida puberdade assombra minha casa

29/06/2018 às 10h42

Reprodução
 A temida puberdade assombra minha casa

Como os dias passam muito rápido, já me acostumei a ver que meus filhos estão crescendo e aprendi a lidar com a mudança da rotina. Brinquedos que não querem mais, canal de tv que é de bebê, roupa que não cabe e dente que cai. Mas o que me amedronta mesmo é a tal puberdade - a chegada da adolescência. 

Parece que os primeiros sinais que ela dá no corpo, por menores que sejam, roubam parte do filhinho que eu tinha no meu colo. Que sensação esquisita! João não é o tipo de filho tímido, que tem vergonha do corpo. Pelo contrário, ele mostra cada mudança como se fosse um troféu, enquanto eu me afogo em lágrimas por dentro e o tranquilizo quanto ao crescimento! 

Não é falta de maturidade, ou medo de futuro, acho que é saudade dos filhos bebês, não sei explicar. Mas tenho lidado com essa chegada meio desconfiada e preconceituosa. Já vejo João com opiniões diferentes, com respostas impulsivas, medos desnecessários - mudanças que explodem na personalidade do pré-adolescente e não vejo que ele está preparado (ou que eu esteja preparada).

Mas tenho consciência que é um momento necessário e que vai passar. Eu sei, já estive lá. E me lembro bem da minha mãe por ali, atenta e confiante. Encorajava algumas atitudes e me segurava a onda quando era preciso. Então, já tenho um rumo a tomar, um caminho e um exemplo a seguir. 

Aliás, está aí, de novo, o trabalho importante de uma mãe - lembrar que um dia passou por isso e mostrar para os filho que estão para encarar a adolescência que essa fase é importante mas passageira. Vivê-la é necessário e passar por ela vai ser mais fácil se estiverem juntos - mãe e filhos - se ajudando, e sendo pacientes e corajosos! 

Leia mais em maeprasempre.com.br

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso