Domingo, 19 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Novas Economias

Robson Lessa

Adeus aos velhos modelos de negócio

30/05/2018 às 11h23

Aquela forma tradicional de se relacionar com o mercado consumidor mudou. E quem não enxergar isso está fadado ao fracasso. Novos modelos econômicos estão surgindo e, com isso, o mercado está tomando uma nova forma. Não há espaço para quem ignora a necessidade de atualização.

O mercado exige isso. Criatividade e inovação são palavras que devem fazer parte do vocabulário de todo empreendedor. Que, aliás, sem elas, nem de empreendedor pode ser chamado. A internet fez uma coisa que parecia impossível tempos atrás, mas que se torna mais evidente há cada dia: convergência. Isso mudou toda a relação entre as empresas e seu clientes, consumidores de produtos ou serviços. Hoje, seu telefone conversa com a sua televisão, com a sua geladeira, com seu rádio, seu carro, seu supermercado, sua loja de calçados, sua marca de refrigerante preferida... Isso, para citar apenas algumas funções do seu celular. Você já não precisa esticar a mão na calçada para chamar um taxi.

Não precisa ligar para o hotel para fazer sua reserva. Não precisa se deslocar até o banco para pagar suas contas. Sem contar que seus dados, seus hábitos de consumo, já são conhecidos pelas suas marcas preferidas. Muitas vezes a pessoa chega a achar que alguém adivinhou o que ela queria, sem se dar conta de que seus passos são monitorados. Hoje, em vez de um profissional de vendas, quem trabalha é o algoritmo, que sabe muito bem por onde você anda e tem sempre algo do seu gosto, da sua necessidade, para oferecer.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

As mudanças estão aí. Temos que nos reorientar em relação à forma de lidar com o trabalho. Novos produtos e serviços têm que ser criados, atendendo às novas expectativas das pessoas.

O intangível tem que ser levado em conta. Novos conceitos têm que ser incorporados aos novos negócios. Como publicitário, venho acompanhando o mercado com grande preocupação. O online já se sobrepõe ao offline.

A gente tem que encarar essa realidade. Os velhos modelos industriais serão descontinuados. Você hoje já pode, pela internet, produzir uma roupa personalizada, na sua medida, e recebê-la em casa, pagando com seu cartão de crédito, sem contato com quem vende ou fabrica. Isso se chama convergência tecnológica.

Mas não podemos perder de vista que tudo isso é feito por pessoas. Tem um humano por trás de toda evolução tecnológica. A automatização dos processos diminui a presença de pessoas nas linhas de produção, mas não inviabiliza nosso trabalho criativo, nossa gestão do negócio, nossa capacidade de pensar e melhorar ainda mais esses processos. Nossos escritórios já não são só nossos. Hoje somos coworkers, somos co-criadores, somos colaborativos e já não pensamos mais em produzir programando a obsolescência dos nossos produtos. Essa é a mudança! 


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso