Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

TattooArte

Marcello Yakuza e Thiago Freitas

Símbolos e Significados na tatuagem

26/09/2018 às 10h29

Reprodução
Símbolos e Significados na tatuagem
A tatuagem é uma forma de arte corporal que atrai milhares de pessoas ao redor do mundo. Nos dias de hoje, ter uma tatuagem dá um ar de modernidade, apesar dessa arte existir há séculos. Dessa forma, surgiram vários desenhos e símbolos com significados, uns explícitos, outros subjetivos.

As tatuagens com significados explícitos mostram claramente o seu significado e não é necessária nenhuma explicação pra que alguém a entenda. Tatuagens como nomes, por exemplo, são bem simples de serem interpretadas, principalmente por pessoas conhecidas. Quando se faz um coração com um nome, fica claro que a tatuagem representa o amor por alguém. Tatuagens com palavras como fé, esperança, amor, trechos bíblicos, frases, etc., deixam bem claro o seu significado, já que basta ler para entender. As tatuagens escritas, em geral, costumam ter significado explícito.

Grande parte dos desenhos usados em tatuagens tem significado subjetivo, ou seja, podem ter várias interpretações. Desenhos como borboletas, tigres, cobras, flores, duendes, etc. podem representar uma série de sentimentos, acontecimentos, atitudes, características pessoais, etc. Esse tipo de tatuagem é ideal para quem deseja algo discreto. Afinal, o importante é o que o desenho representa para você e não para os outros.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

significado de uma tatuagem é algo bastante relativo, já que algumas pessoas se preocupam com o que a imagem representa, com o significado do desenho e o escolhem de acordo com o que pretendem representar, enquanto outras fazem a tatuagem apenas por sua beleza.

O significado também pode variar de acordo com a região onde a pessoa habita, como por exemplo, a suástica, que automaticamente nos remete a época de guerra na Alemanha e ao símbolo nazista. Porém, tem registros datados de mais de 5 mil anos e, na China, a suástica tem significado de sorte, prosperidade e sucesso. Na linguagem sânscrito, um dialeto ancestral do Nepal e Índia, o termo “suástica” significa felicidade, sorte e prazer.

No mundo dos presidiários, a tatuagem apresenta-se como uma tradição e também como forma de diálogo entre os presos. Nesse sentido, também deixa explícito traços de personalidade, podendo conter diversas informações, como: o tipo de crime que o detento costuma praticar, o grau de periculosidade, preferência sexual, se já esteve preso, qual facção criminosa pertence, demonstração de poder ou hierarquia.

Para os amantes das tatuagens, saber o que se carrega no corpo é tão importante como o desejo daquilo que se quer refletir. O significado dos símbolos deve influenciar qualquer escolha.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Listamos agora alguns símbolos comuns femininos e masculinos:

1.       Mão de Fátima ou Hamsá

A mão de Fátima é utilizada como um símbolo de proteção contra o mau-olhado; um símbolo da fé islâmica que representa os 5 pilares dessa religião. Também conhecido como Hamsá, significa “cinco”, numa referência aos dedos das mãos.

2.       Caveira Mexicana

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A caveira mexicana é usada como homenagem a pessoas que faleceram. Trata-se de uma celebração da vida, isso porque, para os mexicanos, que comemoram o Día de los Muertos (cuja origem é asteca), a caveira não representa a morte, mas a vida. Há vários desenhos de caveiras mexicanas. Entre as mulheres, as que combinam rosas ou outras flores são as mais populares.

3.       Flor de Lótus

A Flor de Lótus representa crescimento espiritual e beleza interior. É o principal símbolo do Budismo. Simboliza o coração fechado que se abre após desenvolver as virtudes de Buda. E, pelo fato de emergir de águas sujas e ser uma flor tão bonita, na crença hindu transmite a ideia da necessidade de viver sem deixar se influenciar por tudo o que nos rodeia.

4.       Triskle

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O triskle é um talismã que representa sabedoria e, entre outros, também é um símbolo de equilíbrio. Isso porque é uma referência feita à tríade mente, corpo e espírito. Dentre os símbolos celtas, é o mais popular.

5.       Símbolos Egípcios

O olho de Hórus e a cruz de ansata são os símbolos egípcios mais populares. O olho de Hórus simbolizava a clarividência. Simboliza também o poder, a força e a proteção espiritual e sua tatuagem costuma ser feita nos braços, pernas ou nas costas. A cruz de ansata é um amuleto de proteção, saúde e felicidade.

6.       Símbolos Indianos

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Além da flor de lótus, o Om é um símbolo indiano muito popular. Om é um mantra poderoso, o mais utilizado no Hinduísmo. Representa o sopro da criação do Universo. Sua representação gráfica transmite força.

 

                Thiago Freitas 

                                                      

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso