Domingo, 18 de agosto de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

TattooArte

Thiago Freitas

Tattoos e Copyright: De quem é a arte?

10/01/2019 às 10h47

Warner Brothers Pictures
Tattoos e Copyright: De quem é a arte?
Você decidiu fazer mais uma tattoo, escolheu o artista cujo estilo mais admira, e pediu uma arte exclusiva. Woo-hoo! Parabéns! Você é o cliente dos sonhos dos melhores tatuadores!

Mas, a quem pertence a arte que você carrega no corpo? Já pensou nisso?

— É minha, claro! — é a primeira resposta que nos vem à mente.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Contudo, qualquer ilustração criativa, em qualquer meio, pode ser passível de copyright e, de acordo com o United States Copyright Office, isso inclui desenhos expostos na pele, e os direitos autorais são propriedade do artista, não do agente que expõe a arte (no nosso caso, são do tatuador, e não do tatuado).

— Ah, mas ninguém vai nem pensar em cobrar por isso! — imaginamos.

Na verdade, o assunto já veio à tona nos tribunais americanos. Lembram-se do personagem do filme “Se Beber, Não Case!” que fez uma maori no rosto – e que imediatamente nos remete à do Mike Tyson? O tatuador americano Victor Whitmill, que tatuou o pugilista, processou a Warner Brothers Pictures por uso indevido de imagem, argumentando que foi criação não autorizada, derivada de seu trabalho original e, portanto, contrafação de direitos autorais.

E a controvérsia não parou por aí. Recentemente, o mundo dos games também testemunhou uma ação judicial semelhante: o estúdio Solid Oak Sketches processou a produtora de jogos Take-Two Interactive Software, responsável pela série de simuladores de basquete NBA 2K, pela reprodução das tatuagens dos corpos dos jogadores LeBron James, Eric Bledsoe e Kenyon Martin. A Electronic Arts, desenvolvedora dos jogos FIFA (que, entre outros, reproduz as tattoos do Lionel Messi) e UFC (que exibe as tatuagens do lutador Conor McGregor, por exemplo), também já respondeu a um processo análogo.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Na contramão, temos o exemplo do tatuador inglês Kevin Paul, que já tatuou diversas personalidades, tais como os cantores Harry Styles e Rihanna e a modelo Cara Delevingne.  Sua tattoo mais notória foi feita em um amigo, ninguém menos do que o Ed Sheeran. Segundo ele, o cantor mencionou casualmente que queria tatuar um leão no torso, então ele desenhou e lhe deu de presente no dia seguinte. Kevin conta que um investidor milionário – cujo nome ele não revela – ofereceu 300 mil libras pelos direitos desta tatuagem, que ele recusou.

Será que um dia vamos ter que assinar um contrato de cessão de direitos de imagem ao tatuar? Esperamos não chegar a esse ponto, mas temos aí mais um motivo pra escolher bem o seu tatuador.

Marcelo Cordeiro, Yakuza Tattoo

https://www.instagram.com/yakuzatattoo/

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

https://www.facebook.com/yakuzatattoo/

Fontes:

https://www.nytimes.com/2011/05/21/business/media/21tattoo.html

https://www.nytimes.com/2018/12/27/style/tattoos-video-games.html

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

https://www.forbes.com/sites/thomasbaker/2019/01/04/lebron-smartly-sides-with-the-producers-of-nba-2k-in-tattoo-copyright-case-but-will-that-be-enough/

https://www.mirror.co.uk/3am/celebrity-news/ed-sheerans-tattoo-artist-offered-13638650

 


Galeria de imagens (2)

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso