Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

TattooArte

Marcello Yakuza e Thiago Freitas

Tatuador precisa saber desenhar?

25/01/2019 às 09h54 25/01/2019 às 09h55

Reprodução
Tatuador precisa saber desenhar?
Essa talvez seja umas das perguntas mais polêmicas e que provavelmente a maioria dos tatuadores já escutou em algum momento da sua vida.

À medida que os anos passam, surgem inúmeros tatuadores, porém nem todos dominam a arte de desenhar, até porque, seria muito difícil dominar todos os estilos de desenhos, para não dizer impossível.

Podemos notar isso ao realizar uma breve pesquisa, onde é fácil constatar que todo bom tatuador tem no mínimo uma noção de desenho, estrutura, criação, luz, sombra, anatomia, linhas, preenchimentos, proporção, transição de cores.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Muitas vezes, o tatuador não domina as técnicas de desenho, mas tem uma boa aplicação da tinta na pele, com traços e preenchimentos bem feitos. Nesses casos a tatuagem terá um aspecto mais profissional, aplicando técnicas simples de fine line, bold line para que a tattoo não fique com um aspecto comum e com linhas básicas, isso não faz do profissional um desenhista, mas aumenta significativamente a qualidade do trabalho.

Na tatuagem, existem estilos que exigem um conhecimento ainda maior de técnicas de desenho. Ultimamente as tatuagens preto e cinza e realismo tem ganhado o gosto das pessoas e são trabalhos que exigem um grande conhecimento em desenho, onde luz e sombra tem que ser muito bem aplicadas. Muitas vezes, o tatuador sabe fazer mas não sabe aplicar corretamente, fazendo de forma aleatória. Se soubesse, certamente colocaria as sombras nos lugares corretos, com as variações certas e inegavelmente a qualidade final da tatuagem seria outra.

Acredito que o tatuador também deve ter a habilidade de reproduzir. Calma! Reproduzir neste caso não é copiar, e sim ser fiel ao estilo a ser tatuado, tatuagens como oriental tradicional, old school por exemplo, são trabalhos com linhas mais marcadas e cores mais sólidas e geralmente não exigem muito conhecimento em desenho para serem reproduzidas, sendo um trabalho fiél da referência de onde foram tiradas.

As tatuagens no estilo portrait (retratos), apesar de serem reproduções da foto de referência,  exigem um grande conhecimento do tatuador, tanto na aplicação da tinta quanto nas técnicas de desenho.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Então... tatuador precisa saber desenhar? Minha resposta: não necessariamente! Mas acredito que todo tatuador deve dominar as técnicas básicas de desenho, para aumentar o nível das suas tatuagens. Nesse sentido, a máquina de tatuar é simplesmente uma ferramenta, assim como um lápis para um desenhista, somente com o domínio das técnicas de desenho e pintura que o tatuador conseguirá deixar seus trabalhos com mais qualidade.

Thiago Freitas - Tatuador 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso