Domingo, 08 de dezembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

TattooArte

Thiago Freitas

Tatuagens mais antigas do mundo

12/09/2019 às 10h15

Reprodução
Há aproximadamente 100 anos, um pesquisador encontrou em duas múmias egípcias
A tatuagem sem dúvida é o tipo de arte mais popular do mundo. Muitas evidências foram encontradas em diferentes épocas. Em cada lugar a tatuagem tinha uma importância, um significado e um motivo para serem feitas.

Há aproximadamente 100 anos, um pesquisador encontrou em duas múmias egípcias, marcas que posteriormente foram consideradas tatuagens. Datadas com mais de 5 mil anos, as imagenscontêm um touro selvagem e uma ovelha no braço de um cadáver homem e desenhos em formato da letra "S" no braço e no ombro de uma mulher mumificada.

Tal descoberta adianta em mil anos a idade da prática das tatuagens na África.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A múmia masculina encontrada no Egito revelou, através de tomografias computadorizadas, a vida de um homem que foi esfaqueado pelas costas e morreu quando tinha entre 18 e 21 anos. A mancha escura em seu braço direito inicialmente não tinha importância, até que novos testes revelaram os desenhos, sendo interpretados como um touro selvagem com rabo longo e chifres e uma ovelha com chifres curvados.

Até então, a ciência considerava os desenhos uma tradição feminina. Com a nova descoberta, os arqueólogos perceberam que a modificação corporal com tatuagens era prática de homens e mulheres.

Os pesquisadores chegaram à conclusão que as tatuagens representavam status, valentia e conhecimento mágico dos indivíduos mumificados. O mais incrível é que mesmo enterrados em túmulos rasos e sem grande estrutura, os corpos permaneceram preservados pelo calor, pela salinidade e pela aridez do deserto. Os estudos apontaram que ambos viveram entre 3.351 e 3.017 antes de Cristo.

A dúvida que fica é, qual era o real sentido da tatuagem naquela época: Terapêutico, simbólico ou religioso?

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Por conta da coincidência dos locais tatuados, pesquisadores acreditavam que as tatuagens pré-históricas eram marcas de algum tratamento terapêutico.Porém, outras múmias encontradas apresentavam tatuagens em outras partes do corpo. Também há registros de tatuagens em formato de cruz, que podem ter algum sentido religioso.

THIAGO FREITAS TATUAGEM

https://www.instagram.com/thiagofreitastatuagem

https://www.facebook.com/thiagofreitastatuagem

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso