Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Arquivo
Reprodução
Divulgação
Divulgação
Reprodução
Reprodução
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
19 de fevereiro de 2012 · 08:00
Divulgação
Sambódromo, palco do Carnaval do Rio de Janeiro, receberá as provas de tiro com arco, além da largada e chegada da maratona
Cerca de mil atletas e foliões participaram no último domingo (12/2) de uma corrida de 5,5 km que marcou a reabertura do Sambódromo, palco dos desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e local de chegada e largada da maratona dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, além das provas de tiro com arco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A Secretária de Esporte e Lazer entregou o prêmio para a campeã da prova feminina.
A reforma terminou no prazo estipulado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a tempo para o Carnaval de 2012, na próxima semana, e mais de quatro anos antes dos Jogos. Com a obra, que custou R$ 35 milhões, o projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer foi finalmente concluído. Foram construídas quatro novas arquibancadas em um dos lados do Sambódromo, espelhando as já existentes no lado oposto e ampliando a capacidade de 60.000 para 72.500 lugares.
“Esta inauguração é um grande exemplo de como os Jogos estão integrados com a cidade. Além da possibilidade de realizar provas em um cenário mundialmente reconhecido, a escolha do Sambódromo como local de competição da maratona e do tiro com arco oferece ao Rio de Janeiro um palco renovado e ampliado para uma de suas maiores festas populares.
Para os Jogos Rio 2016, também significa ter uma instalação esportiva pronta com uma antecedência de mais de quatro anos,” comemorou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na reabertura da instalação.
A obra, iniciada logo após o Carnaval de 2011, contou com quase 600 operários, que se revezaram em turnos para que o trabalho fluísse 24 horas por dia. A instalação, que foi adaptada para receber confortavelmente pessoas com deficiência, teve ampliado o número de frisas, de 1.094 para 1.823, e ganhou novos camarotes, maiores e com varandas panorâmicas. O Sambódromo terá ainda sistema de sonorização nos dois lados da avenida.
Na corrida que marcou a reinauguração da instalação, com largada e chegada no Sambódromo, assim como a maratona dos Jogos Olímpicos, os participantes foram convidados a correr com fantasias de Carnaval, ao som de sambas-enredo do passado e do presente.
O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e ganhador da medalha Pierre de Coubertin do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi um dos participantes da prova e aprovou o novo Sambódromo.
“Com certeza essas arquibancadas estarão completas para a chegada da maratona dos Jogos Olímpicos do Rio, o que será uma motivação e um incentivo a mais para os atletas, tornando esse um momento muito especial. Não estarei competindo em 2016, mas hoje tive uma ideia de como será a prova, a que certamente vou assistir,” disse.
Siga: twitter.com/siteururau

Ururau • © Copyright Novembro/2008 • Todos os direitos reservados
Contato: (22)9897-3770 / (22)9882-4880 • Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui
VO