Alimentos puxam inflação oficial de janeiro, diz IBGE

Facebook Whatsapp Twitter
Domingo, 21 de abril de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Brasil e Mundo

Alimentos puxam inflação oficial de janeiro, diz IBGE

Facebook Whatsapp Twitter Google+

08/02/2019 às 12h06

Reprodução
eijão-carioca, cebola, frutas e carnes pesaram mais no bolso dos brasileiros. O tomate ficou mais barato e ajudou a conter a alta

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
Os preços dos alimentos puxaram a inflação oficial de janeiro, segundo os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado nesta sexta-feira (08/02) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa ficou em 0,32% no mês.

O feijão-carioca (19,76%), cebola (10,21%), frutas (5,45%) e carnes (0,78%) pesaram mais no bolso dos brasileiros. Já o tomate teve uma queda forte nos preços, de 19,46%, o que ajudou a conter a alta. 

O analista do IPCA, Pedro Costa, explica que as variações dos produtos alimentícios são sazonais e que cada item possui uma especificidade. “No caso das frutas, é um aumento de demanda comum nos meses mais quentes do ano. A redução nos preços do tomate está relacionada à rápida maturação do produto, o que aumentou sua oferta no mercado”.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O leite longa-vida (2,1%) ficou mais caro depois de cinco quedas consecutivas. “O leite subiu um pouco, e passou por um período de queda após a alta da greve dos caminhoneiros. Agora está repondo”, explica Costa.

O grupo de transportes registrou taxa de 0,02%, sendo que os combustíveis tiveram queda de preço pelo terceiro mês consecutivo. Apenas os itens de vestuário ficaram mais barato no período. 

A habitação também pesou mais para os brasileiros. Houve alta nos preços do aluguel residencial e condomínio, enquanto a energia elétrica ficou mais barata.

Em dezembro de 2018, a inflação registrou 0,15%. A inflação dos últimos 12 meses ficou em 3,78%.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O valor ficou estável em comparação com janeiro de 2018, quando a inflação era de 0,29%. 

O IPCA mede o impacto do preço dos produtos e serviços brasileiros para famílias com rendimento de um (R$ 998) a 40 salários mínimos (R$ 39.920). 

Fonte: R7


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso