Enem: De regras a itens obrigatórios, veja o que você precisa saber

Facebook Whatsapp Twitter
Sábado, 17 de novembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Brasil e Mundo

Enem: De regras a itens obrigatórios, veja o que você precisa saber

Facebook Whatsapp Twitter Google+

03/11/2018 às 12h35 03/11/2018 às 12h42

Reprodução
Os resultados serão publicados no dia 17 de janeiro de 2019

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
Neste domingo (04/11) ocorre o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018. Mais de 5,5 milhões de participantes são esperados e deverão responder 45 questões das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de produzir uma redação. A prova terá cinco horas e meia de duração e vai das 13h30 às 19h.

Este é o segundo ano em que o Enem é aplicado em dois domingos, e não em um único fim de semana. No próximo domingo (11/11), os participantes vão responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias, em cinco horas. A divulgação de gabaritos ocorrerá até o dia 14 de novembro. Os resultados serão publicados no dia 17 de janeiro de 2019.

Horário de Verão

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Os portões serão abertos a partir de 12h (horário de Brasília) e fechados pontualmente às 13h. Para este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova, pede uma atenção especial dos participantes ao horário, porque na madrugada deste domingo (04/11) terá início do horário de verão em alguns estados do Brasil.

Como o horário de referência é o de Brasília, todos os participantes – e não apenas os dos estados com horário de verão – vão precisar se preparar para a mudança.

O que você deve levar

– Documento original com foto e dentro da validade. Caso você perca ou tenha o documento roubado, poderá fazer a prova, mas terá que levar o Boletim de Ocorrência expedido pelo órgão há, no máximo, 90 dias.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

– Caneta preta de tudo transparente.

O que você pode levar se quiser

– Cartão de confirmação impresso

– Comidas e Bebidas

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O que não pode levar

– Borrachas, réguas, calculadoras

– Livros e apostilas

– Agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, gravadores, relógios, chaves, fones de ouvido, transmissores, gravadores, câmeras

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

– Óculos escuros, chapéu e gorro também estão proibidos.

Veja se tudo está em ordem com a prova

Assim que o fiscal autorizar o início da prova, confira se seus dados no cartão-resposta ou folha de redação estão corretos e certifique que que não falta nenhuma pergunta ou página no caderno. Se algo estiver errado, comunique ao fiscal responsável pela prova.

Redação

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Na redação, o participante deve construir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto. Neste texto, o participante deve expor argumentos consistentes e uma proposta de intervenção para o problema apresentado, sempre respeitando os direitos humanos.

A redação receberá nota zero se:

– Fugir totalmente ao tema.

– Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

– Possuir extensão de até 7 linhas.

– For uma cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s) motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões.

– Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto).

– Possuir parte deliberadamente desconectada do tema proposto.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

– Tiver assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante.

– Se o texto estiver predominantemente em língua estrangeira.

– For entregue a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Fonte: Uol



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso