Quinta-feira, 28 de março de 2024

Pai solteiro também tem direito a receber salário-maternidade no INSS?

Justiça reconheceu o pedido de concessão do benefício a um pai de gêmeos

06/09/2019 às 12h40 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Na apelação, o INSS fez uso do princípio da legalidade, defendendo que ?não há previsão legal? / Foto: Reprodução

De acordo com a Justiça, ainda que não esteja previsto em Lei, o salário-maternidade pode ser concedido a um pai solteiro. Esse foi o entendimento da 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), que negou a apelação do INSS e reconheceu o pedido de concessão do benefício a um pai de gêmeos concebidos por meio de um procedimento de fertilização in vitro.

O juiz deixou claro que o benefício não tem caráter de privilégio pessoal do trabalhador “mas sim, essencialmente, à proteção da família e do melhor interesse do infante”.

Na apelação, o INSS fez uso do princípio da legalidade, defendendo que “não há previsão legal” para conceder a licença-maternidade ao servidor público homem. Entretanto, o elator da apelação, desembargador federal Souza Ribeiro, manteve a sentença. Ele alegou que, apesar de não haver previsão legal, há preocupação dos tribunais e do legislador com a proteção das diversas formas de família que se apresentam na sociedade.

Ele destacou: “Não é possível ver obediência ao artigo 3º do Estatuto da Primeira Infância se se vedasse ao pai, no caso dos autos, o direito de estar junto a seu filho, no gozo de licença para esse fim. O direito, como se sabe, é de lenta e paulatina construção, seja sob o viés legislativo, seja sob o viés jurisprudencial. Não há como fazer ser punido aquele que, por fruir dos avanços das ciências, não conseguiu que as leis o acompanhassem a tempo”.

O magistrado ainda defendeu que a presença do pai no momento inicial da vida dos bebês é necessária para garantir os desenvolvimentos físico, emocional, mental e espiritual sadios e concluiu que, por isso, o homem deveria ter direito ao mesmo tempo de licença garantido às mulheres.

Fonte: Noticias concurso

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes