Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Questão de matemática do Enem 2018 será anulada, diz MEC

13/11/2018 às 09h05

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Anúncio foi feito depois de professores do Curso Anglo identificarem que questão sobre a redução de pena já havia caído no vestibular 2014 da UFPR / Foto: Reprodução

O Ministério da Educaçãoanunciou, na noite de segunda-feira (12/11), que vai anular a questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 que já havia aparecido no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo o ministério, a repetição da questão será investigada e pode "culminar em instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal".

Em um comunicado divulgado, o MEC diz que uma sindicância foi aberta para apurar as responsabilidades. "A questão foi elaborada em 2012 para o Inep, por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. No entanto, posteriormente, em 2013, foi utilizada no vestibular da própria universidade, para ingresso em 2014, o que não deveria ter ocorrido", afirmou o ministério.

A pasta informou ainda que duas regras foram quebradas. Além do ineditismo, as questões elaboradas pelos professores contratados pelo Inep precisam ser mantidas em sigilo.

Entenda o caso

A prova de matemática do Enem 2018 foi aplicada no domingo (11/11), com 45 questões de múltipla escolha, junto com a prova de ciências da natureza. Na tarde desta segunda-feira (12), durante uma reunião para avaliar o Enem e discutir as tendências da prova, professores do Curso Anglo identificaram que uma das questões tinha enunciado quase idêntico e alternativas iguais às de outra questão que já foi usada antes.

A questão havia aparecido no vestibular 2014 da UFPR, que foi aplicado no ano de 2013.

Segundo a UFPR, a questão da prova da primeira fase foi aplicada para todos os candidatos. Naquela edição, 53.603 pessoas estavam inscritas no vestibular. Ainda segundo a federal, o processo seletivo da UFPR é elaborado por um núcleo de concursos próprio, que elabora todas as questões das provas.

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes