Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Administração Pública da UENF é destaque no Enade

12/10/2019 às 10h45 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Mais recente carreira oferecida pela UENF, a partir de 2012, a Administração Pública teve sua primeira experiência no Enade na edição 2018 / Foto: Ascom

O curso de Administração Pública da UENF obteve a sexta melhor nota do Brasil no Enade 2018, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). No total, 61 instituições que ofertam o mesmo curso participaram do Exame. Em uma escala de 1 a 5, a carreira de Administração Pública da UENF ficou com conceito 4.

Mais recente carreira oferecida pela UENF, a partir de 2012, a Administração Pública teve sua primeira experiência no Enade na edição 2018. O resultado a coloca entre as melhores opções do país.

Desempenho relativo – Os dados do MEC detalham o bom desempenho dos concluintes do curso oferecido em Campos (RJ) em relação a seus colegas do estado do Rio de Janeiro, da região Sudeste e do Brasil. Por exemplo, a média geral dos concluintes da UENF (58,7) ficou acima da média estadual (51,5), da região Sudeste (52,9) e do Brasil (45,7).

Outro parâmetro significativo: distribuindo-se as notas de todo o Brasil em quatro blocos (o bloco das 25% piores, o das 25% melhores e os outros dois blocos intermediários), o pessoal da UENF se concentra no bloco das melhores, com mais da metade dos que prestaram a prova obtendo resultado dentro dessa faixa. Nenhum estudante da UENF se situou no bloco das piores.

O Enade foi realizado em 25/11/18 em 1.385 municípios do país, envolvendo 13 carreiras de bacharelado e sete de tecnólogo. Nessa edição, nenhum outro curso da UENF foi avaliado.

Pesquisa: como sempre, um diferencial

Hoje estudante de mestrado em Sociologia Política na própria UENF, a ex-aluna Luiza Marquezine, 24 anos, é uma das que prestaram o Enade 2018. Ela diz que a experiência no curso de Administração Pública da Universidade expandiu seus conhecimentos políticos, econômicos e sociais, de maneira a entender com clareza e fundamentação o contexto contemporâneo. Além disso, afirma, o contato com a iniciação científica — uma marca distintiva de todos os cursos da UENF — possibilitou a experiência prática com a pesquisa, vivência única de grande crescimento humano e intelectual.

Já Hisrael Passarelli, 22 anos, vai concluir sua formação no final deste ano. Tendo ingressado no curso “cheio de dúvidas”, em 2015, o estudante se aproximou da pesquisa e ganhou o primeiro lugar na área de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguísticas no XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT 2019) e foi selecionado como bolsista de iniciação científica do programa “IC Nota 10”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UENF. “A UENF expandiu meus horizontes. Hoje me sinto preparado para atuar no setor público e também mais confiante para desenvolver pesquisa”, resume.

Hisrael foi orientado pela professora Joseane de Souza, também coordenadora do curso. “O resultado sugere que as extremas dificuldades financeiras vividas pela Universidade nos últimos anos, como reflexo da crise fiscal no estado do Rio, não nos impediram de oferecer uma formação de alta qualidade”, avalia a coordenadora, ressaltando a seriedade dos estudantes que prestaram o Enade e o comprometimento dos professores.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes